Pular para o conteúdo
CULTURA

Artistas se mobilizam em prol do orçamento cultural digno em Contagem-MG

Frederico Lopes
Fórum Popular de Cultura, 2020.

Já dizia Picasso: “tudo que se pode imaginar é real!” Na Cidade das Abóboras imaginamos uma política cultural digna para o 25º município mais rico do país. E para concretizar essa utopia, artistas contagenses se mobilizam em prol do orçamento mínimo de 1% para a pasta da cultura no ano de 2021.

Para finalizar o pior governo da história da cidade, Alex de Freitas (ex-PSDB) enviou uma proposta orçamentária para o ano vindouro, que está em análise e disputa na Câmara dos Vereadores de Contagem.

Não é de hoje que artistas e produtores culturais reivindicam mais investimentos na área, contudo o movimento artístico constatou que a proposta orçamentária do próximo ano para a Cultura é ridícula, como nunca se viu.

Para se ter uma ideia, o orçamento previsto para o setor no ano de 2021 é de apenas 0,04%. Isso mesmo! Se aumentar, triplicando essa porcentagem, alcança-se irrisório 0,1% de todo orçamento público da cidade, valores insignificantes para tudo que a Cultura e Arte produzem e movimentam.

A título de comparação, os(as) vereadores(as) irão consumir quase 50 milhões de reais somente no ano de 2021, um valor 50 vezes maior que tudo que será investido em Cultura e Arte.

A nota do Fórum Popular de Cultura afirma: “O orçamento total da cidade para o ano de 2021 é de 2.548.512.490 (dois bilhões e quinhentos e quarenta e oito milhões quinhentos e doze mil e quatrocentos e noventa reais) que será distribuído para 21 pastas. A cultura receberá, segundo o projeto de lei nº 21 de 30 de setembro de 2020, somente 0,04%, o que corresponde, aproximadamente, R$1,60 (um real e sessenta centavos) por habitante. Trata-se de um valor muito pequeno para uma pasta tão relevante. Em matéria de comparação, podemos citar, por exemplo, o ano de 2013, quando a pasta da cultura recebeu investimentos de cerca de R$5,00(cinco reais) por habitante e o valor ainda não suficiente.”

Por tudo exposto, artistas, agitadores culturais e trabalhadores em geral se mobilizam em prol de uma Política Cultural efetiva, que invista o valor mínimo de 1% do orçamento municipal na área.

Como afirmado em nota divulgada pelo movimento: “É preciso que cada cidadão contagense tenha a oportunidade de acessar a cultura para lazer ou estudo. É preciso que cada um dos nossos patrimônios como a Casa de Cacos, o Cine Teatro Tony Vieira, a Igreja Imaculada Conceição, a Pedreira Santa Rita, entre outros, sejam cuidados e reconhecidos como espaços públicos que pertencem a todos cidadãos.

Por isso, nós, cidadãos, artistas, professores, intelectuais e fazedores de cultura em geral, reivindicamos que 1% da verba orçamentária da cidade de Contagem seja destinada à pasta da cultura, garantindo oportunidades culturais e geração de renda para os cidadãos contagenses.”

Arte, cultura, lazer, diversão são coisas sérias, direitos humanos essenciais, alimentos da alma. E de forma prática, investir nesses setores é melhorar a vida de todos(as), diminuindo a violência, combatendo o desemprego, gerando renda e criando postos de trabalho, enfim, desenvolvendo a nação.

Assine a Petição em prol do orçamento mínimo de 1% para a Política Cultural em Contagem: Rumo ao 1%

Apoie a mobilização, você também será beneficiado(a): 1% para a cultura Já!

Marcado como:
contagem / cultura