Pular para o conteúdo
BRASIL

Opinião: Chegou a hora da solidariedade nacional das esquerdas contra a direita e o bolsonarismo

Ivanildo José, de Recife, PE
Reprodução

Guilherme Boulos, Manuela Dávila, Edmilson Rodrigues e Marília Arraes

PT, PSOL e PCdoB, que são os partidos que estão diretamente em disputas no segundo turno, mais os outros partidos de esquerda deveriam organizar uma força tarefa nacional e deslocarem militantes para as cidades de São Paulo, Porto  Alegre, Belém e Recife para a batalha eleitoral e ajudar a ganhar nestes lugares. Ganhar estas eleições nas grandes cidades é estratégico para impedir a direita (bolsonarista ou não) e o Centrão que está sendo alimentado pela elite cheirosa e os donos dos meios de comunicação. A política desta elite é excluir do processo eleitoral a direita fascistas bolsonarista e os partidos do campo da esquerda.

São Paulo é o ponto crucial neste tabuleiro político para a direita esclarecida viabilizar seu candidato em 2022. Temos que entender que, para nós de esquerda. também vencer em São Paulo é fundamental para sairmos desta situação de derrotas para as lutas populares.

Se houver uma consciência de unidade de classe em todos os partidos, grupos e movimentos sociais do nosso campo, será possível frear as intenções da direita fascista e da direita da Av. Faria Lima.

De onde sairiam essas brigadas para irem para São Paulo ou outras cidades que necessitam de apoio: dos sindicatos, dos agrupamentos de  jovens, de ONGS, movimentos sociais como o MST, MTST, MUST,  das federações de trabalhadores e das centrais sindicais e militantes dos partidos. Deixar Boulos, Manuela, Marília e Edmilson lutando somente com suas forças não será suficiente para saírem vitoriosos. Que as direções partidárias e das campanhas mobilizem e organizem essas forças tarefas de imediato!

*Ivanildo José é professor e militante da Resistência/PSOL Recife

Marcado como:
eleições 2020