Pular para o conteúdo
BRASIL

Coletiva do PSOL Recife reúne oito ativistas sociais

David Cavalcante, de Recife, PE
Filipe Gondim

Campanha com Marília Arraes

A Chapa COLETIVA do PSOL Recife é formada por 8 ativistas sociais de vários territórios da cidade, com o critério da paridade de gênero e de raça. Imbiribeira, Ipsep, Coelhos, Boa Vista, Engenho do Meio, Iputinga, Várzea, Caxangá e Encruzilhada, entre outros, são os bairros onde a Coletiva tem levado sua campanha com um programa de luta, dialogando e disputando o voto para ser levada à Câmara de Vereadores da Cidade para um mandato coletivo e horizontal.

Sua identidade foi forjada junto aos movimentos sociais da cidade e sistematizada a partir das lutas feministas, antirracistas, antiLGBTfóbicas, classista e das lutas populares, e por isso, está somando igualmente na batalha eleitoral pela Prefeitura contra a gestão do PSB, se posicionando na linha de frente ao lado de Marília Arraes do PT e de João Arnaldo do PSOL, na disputa para derrotar também tanto a direita bolsonarista, representada pela candidata, Patrícia Domingos, quanto as velhas oligarquias, representada pelo candidato Mendonça Filho.

O programa da Coletiva prioriza a luta por moradia popular para mobilizar os sem teto e trabalhadores das regiões precárias para erradicar o déficit habitacional e superar a vergonha da existência de milhares de palafitas em pleno Século XXI, um dos indicadores que torna a Capital Pernambucana como uma das socialmente mais desiguais do país.

A Chapa defende políticas públicas para combater o racismo, desde a educação fundamental até a valorização da cultura negra e dos espaços dos povos de terreiros, tão marcantes na história e na composição étnico-racial da metrópole. Defende a priorização da atenção básica na saúde, onde o poder público municipal consiga chegar nas periferias, garantindo o acesso à saúde, através de uma rede única e acessível para a população trabalhadora, passando pelo acesso aos exames e superação das filas, nas próprias Regiões Administrativas da cidade.

Em relação à educação infantil e fundamental, a luta para garantia do acesso de forma universal, antecedida pela edificação de uma rede de creches para que todas as mães trabalhadoras possam ter acesso ao mercado de trabalho. Para tal é estratégica a garantia da democracia na gestão escolar e a valorização dos trabalhadores em educação, em negociação com os sindicatos e associações das categorias. Além da construção de equipamentos de esporte e lazer nos espaços públicos das comunidades.

Para combater o desemprego e a desigualdade social, políticas de intermediação institucional da força de trabalho na cidade, com acesso à capacitação profissional e tecnológica. A valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da prefeitura com a revisão do Plano de Cargos e Carreiras, em negociação com os sindicatos.

Não se pode avançar num verdadeiro plano de mudanças sociais na cidade sem o reforço, constituição e ampliação dos espaços decisórios de poder local como os conselhos populares, profissionais, territoriais e culturais. Revisão do Plano Diretor com participação popular. Transporte público a preço de custo e com livre acesso para idosos, desempregados e estudantes. Lutar por Auditorias nas Contas e Gestão do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife.

Por um plano de Políticas Públicas voltadas para os idosos atendendo as demandas das organizações da terceira idade. Negociação com o comércio informal e entregadores para a garantia de espaços para livre acesso ao comércio, cadastro amplo e pontos de apoio para descanso e alimentação. Direitos e garantias para os pequenos comerciantes da Orla de Boa Viagem e Pina.

A Coletiva vem das lutas populares e tem entre seus componentes: Analice, mulher negra e professora; Iris, mulher negra e educadora social; Beatriz, estudante de enfermagem da UFPE e ativista do Afronte; Tamiris, mulher negra e lésbica, trabalhadora do comércio informal; Fábio, enfermeiro negro e ativista dos povos de terreiro; Inaldo, professor de Educação Física, negro e pequeno comerciante; Ceará, representante da Associação dos barraqueiros da Orla de Boa Viagem e do Pina e, Pantaleão, que foi candidato a prefeito, governador e senador, guarda municipal e Coordenador do Movimento Urbano dos Sem Teto-MUST.

 

Visite a página de Facebook da Coletiva