Pular para o conteúdo
MUNDO

Ato mundial #StopBolsonaro volta a acontecer no próximo domingo

Da redação

No próximo domingo, dia 11 de outubro, acontecerá a terceira edição do STOP BOLSONARO MUNDIAL, com manifestações organizadas nas redes e presenciais em mais de 45 cidades em 17 países. O evento é organizado por um grupo de ativistas, formado por coletivos de brasileiras, brasileiros e de outras nacionalidades, residentes no Brasil e no exterior.

Será mais um ato mundial contra o governo Bolsonaro e sua política negacionista e genocida durante a pandemia da Covid-19, que já matou quase 150 mil brasileiros, atingindo principalmente os negros e negras, os povos indígenas e a população mais precarizada; de destruição do Meio Ambiente e da Amazônia; subserviência ao imperialismo estadunidense e entrega das riquezas nacionais; de flexibilização dos direitos sociais e ataques às liberdades democráticas.

O projeto de venda do Brasil ao capital estrangeiro e de destruição dos direitos e condições de vida de milhões de trabalhadores, liderado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, segue a passos largos, colocando o país numa situação de total submissão, de dependência econômica e de empobrecimento da nação.

O movimento STOP BOLSONARO MUNDIAL vem, desde junho deste ano, denunciando as atrocidades cometidas por uma gestão voltada aos interesses da elite, dos bancos e dos ricos. Para favorecer o agronegócio, o governo incentiva a destruição do meio ambiente e é negligente quanto às ações de combate aos incêndios florestais, muitos deles criminosos, que têm atingido a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. Bolsonaro mente quando fala em aparições na ONU e ainda ignora os alertas e apelos de ambientalistas internacionais. A devastação promovida por Bolsonaro e sua cúpula é sem precedentes na história do Brasil e no mundo.

Por todos seus terríveis crimes de responsabilidade, Bolsonaro já foi, inclusive, denunciado no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Envergonhando mais uma vez o Brasil e seu povo.

A iniciativa internacional #StopBolsonaro está articulada com a Campanha Nacional pelo #ForaBolsonaro, que une as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, a maioria das Centrais Sindicais, partidos de esquerda e importantes movimentos sociais.

Além dos atos presenciais em dezenas de países pelo mundo, a Jornada do STOP BOLSONARO MUNDIAL terá também evento virtual que começa às 8hs da manhã e vai até 8hs da noite (horários de Brasília) e contará com debates e entrevistas que abordarão temas como as eleições norte-americanas e os possíveis reflexos no Brasil, o Meio Ambiente e as Eleições Municipais. Maiores informações podem ser encontradas na página da iniciativa.

Aqui no Brasil devemos não só apoiar a iniciativa, mas nos engajarmos ativamente na construção e divulgação de suas atividades. Reforçando o chamado para que as organizações de esquerda e os movimentos sociais de todas as regiões do mundo participem das mobilizações contra o neofascista Bolsonaro, seja nas redes ou nas ruas.

Marcado como:
Fora Bolsonaro