Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Perseguição na Caixa: Pela imediata readmissão de Flaviano Correia Cardoso

Vítima de perseguição política, o delegado sindical da CAIXA Flaviano Correia Cardoso foi injustamente demitido. Nós da Travessia Bancária nos somamos ao movimento pela sua imediata readmissão. Leia abaixo o manifesto da campanha pela sua reintegração.

Travessia Bancária

Após denunciar assédio moral na Caixa Delegado Sindical é demitido por justa causa

Gerente assediador foi promovido à Superintendente Regional/SE

 

Após 11 anos e 5 meses de empresa, tendo trabalhado em agências bancárias no Estado de São Paulo e Sergipe, o colega Flaviano Correia Cardoso sempre participou do movimento sindical e popular. Na condição de Delegado Sindical, atuou de modo firme contra o assédio moral e no trabalho e na construção de ações sindicais dentro das unidades.

Conhecido por ser um empregado dedicado ao atendimento ao público, nunca teve registrado contra si, qualquer punição, não tendo, sequer, em todo seu histórico laboral, qualquer processo de apuração de responsabilidade, ou disciplinar, instaurado em sua matrícula.

Após resistir e denunciar situações de flagrante assédio moral cometidas por seu então Gestor Geral Saulo Azevedo, o empregado foi notificado da existência de Processo de Apuração de Responsabilidade (PDC SE.2646.2019.G.000385) em que o mesmo fora acusado de ser advogado em ações contra a Empresa, sendo listado apenas um processo em que isso ocorrera por um engano na procuração. Após as explicações, sendo certo que nunca houve qualquer vantagem financeira eu pessoal, o delegado foi demitido enquanto o  Gerente Geral, em promoção posterior, assumiu uma das Superintendências Regionais da Caixa em Sergipe.

Os fatos objeto das acusações foram extensamente esclarecimentos, já que não existem quaisquer processos em que o colega advogou contra a Caixa, a exceção de um processo trabalhista em que o advogado atuou em causa própria e foi vitorioso, o que não é proibido por Lei. Mesmo assim, a empresa resolveu aplicar a pena máxima de DEMISSÃO COM JUSTA CAUSA. NUMA CLARA INICIATIVA DE RETALIAÇÃO POR SUAS AÇÕES ENQUANTO DELEGADO SINDICAL.

Ressalta-se que o parecer técnico do Jurir-SE (setor jurídico da Caixa no Estado) entendeu que inexiste quaisquer valores a serem recompostos à caixa, ou quaisquer imputações passíveis de serem desferidas contra o colega nas esfera cíveis ou criminal. Assim,  a decisão é extremamente forçada, infundada e tem o objetivo de constranger todo o movimento sindical. 

O companheiro Flaviano tem sua vida dedicada à luta sindical e popular, sempre esteve presente no enfrentamento a injustiças desde estudante e em todos os Estados do país onde militou. Na Caixa Econômica Federal sempre esteve em luta pela defesa para que o banco seja 100% público e nunca aceitou qualquer política de gestão ou pressão por metas que restasse assediante ou degradante para com os empregados, sendo ativista com forte presença em greves e ações sindicais.

Assim, é necessária uma importante campanha de solidariedade e repúdio contra esta iniciativa que ataca a liberdade de organização sindical, a liberdade de expressão e fortalece o assédio moral como política institucional nas empresas públicas. A retaliação realizada contra o companheiro ameaça a segurança alimentar de seus 4 filhos, sendo portanto desumana e absurdamente injusta e desproporcional!

– TODO APOIO AO COLEGA FLAVIANO CARDOSO DELEGADO SINDICAL DA AGÊNCIA SIQUEIRA CAMPOS EM SERGIPE

– NÃO ACEITAREMOS RETALIAÇÃO AOS DELEGADOS SINDICAIS DA CAIXA!

– PELA SUA IMEDIATA READMISSÃO

#CONTRAPERSEGUIÇÃO POLÍTICA   #SOMOSTODOSFLAVIANO