Pular para o conteúdo
BRASIL

Artigo de ex-presidente da Caixa em jornal é recebido com revolta

Dia foi de atos em todo o país. Coletivo “Agora é para todos” divulgou nota sobre o texto, no qual diz que mulheres estão sendo novamente agredidas, com o artigo

da redação
Reprodução Folha de S. Paulo / Foto Agência Brasil

Nesta terça-feira, 05, o ex-presidente da Caixa Econômica, afastado na semana passada, publicou um longo artigo no jornal Folha de S. Paulo, no qual se defende das acusações, feitas por muitas funcionárias do banco, de assédio sexual. No texto, Pedro Guimarães nega as acusações e diz que está sofrendo “um massacre insano e inquisitorial”.

O artigo foi publicado no mesmo dia em que atos estão sendo realizados em frente a agências da Caixa em todo o país, contra o assédio sexual no banco. Os protestos fazem parte de um Dia Nacional de Luta contra os Assédios Moral e Sexual, com o principal ato sendo realizado em São Paulo, em frente a agência da Caixa Econômica, na Avenida Faria Lima, 2.587, coração financeiro do país. O dia integra a campanha salarial nacional bancária, que incluiu o tema do assédio e de igualdade de oportunidades na próxima rodada de negociação com a Febraban, representante dos banqueiros, que ocorre nesta quarta-feira, 06. Nas redes sociais, o protesto usou a hashtag #bastadeassedio.

Ato na Av. Faria Lima. Foto: Sindicato dos Bancários de S. Paulo

Além da repercussão do artigo nos atos, mensagens e textos já circulam nas redes. O coletivo Agora é para Todos, formado por bancários e bancárias da Caixa, divulgou um texto, no qual acusa Pedro Guimarães de mentir e ameaçar subordinados e registram “solidariedade a todas as mulheres que têm a coragem de se insurgir”. No texto, critica também o jornal, por ter aberto espaço ao assediador: “as mulheres (e suas famílias) que sofreram assédio sexual estão sendo novamente agredidas pelo artigo na Folha”.
Leia abaixo, na íntegra:


“Pedro Guimarães usa mais assédio para rebater acusações de assédio

Originalmente publicado em www.agoraeparatodos.com.br

As trabalhadoras da CAIXA que tiveram o azar de ler a Folha de S. Paulo nesta manhã de 05 de julho, devem estar revoltadas. Diante da gravidade dos fatos já comprovados, não se pode aplicar o princípio jornalístico de se ouvir os dois lados (um deles sendo o criminoso). Mas o jornal abriu sua página 3 para o texto intitulado “Quero sofrer a mais profunda devassa”, do ex-presidente e “ex-amigo” de Bolsonaro. Pedro Guimarães.

Num artigo eivado de mentiras, o ser de vulgo “Pedro Maluco” usa a arma que mais se popularizou na sua gestão: a ameaça. Pois sim: o ex-presidente da CAIXA diz que exigirá de auditoria independente que inclua uma inquisição aos vice-presidentes e diretores com as seguintes perguntas “você alguma vez presenciou algum assédio sexual do ex-presidente? Se presenciou, quais atitudes tomou?”. Na prática ele quis dizer: “quando eu cometi abusos, porquê você prevaricou? Por que foi conivente? Se eu for incriminado, você também será.”

É emblemático que ele dobre a aposta em assediar, para se defender das denúncias de assédio moral e sexual. No desespero de tentar defender sua família de seus próprios crimes, despreza a família das dezenas de mulheres violentadas, desqualificando como mentirosas suas denúncias.

Pedro usa a lógica da cumplicidade para tentar incriminar seus subordinados, que nos últimos 3 anos não combateram o assédio institucionalizado. Mas essa mesma lógica não se aplica a suas próprias palavras: no artigo, afirma que a CAIXA estava nas “manchetes policiais” e que ele teria estancado a corrupção reinante. Pois perguntamos: quais foram as denúncias de corrupção formalizadas pela atual gestão? Quem eram os corruptos? Quem eram os corruptores? Se havia, qual foi a atitude tomada, senhor Pedro Guimarães? Ou não existiram ou você é cúmplice. Desesperado, tenta arrastar toda a CAIXA para a vala de esgoto em que habita.

Os tiranos não têm amigos, têm cúmplices

A filósofa Marilena Chauí, no seu texto antológico “Amizade, recusa do servir”, comenta o clássico Discurso da Servidão Voluntária, de Etienne La Boétie, atualizando as ideias do francês. Para aqueles e aquelas que buscam inspiração para lutar num país autoritário e desigual como o Brasil, recomendamos as leituras. E para quem teve que aturar o entulho de texto que a Folha teve coragem de publicar, como antídoto, segue um trecho do clássico do filósofo francês:

“Certamente, o tirano nunca ama nem é amado. A amizade é um nome sagrado, uma coisa santa: só pode existir entre pessoas de bem, nasce da mútua estima e se mantém não tanto através de benefícios como através da boa vida e costumes. O que torna um amigo seguro do outro é o conhecimento de sua integridade. Como garantias, tem seu bom natural, sua fé, sua constância; não pode haver amizade onde se encontram a crueldade, a injustiça. Entre os maus quando se juntam, há uma conspiração, não uma sociedade. Eles não se entreapoiam mas se entretemem. Não são amigos, mas cúmplices.”

Uma vergonha que se dê espaço num jornal de circulação nacional, para que o ex-presidente da CAIXA ameace a direção da empresa, em meio a investigações do Ministério Público do Trabalho.

Quem trabalha na CAIXA já foi obrigado a ouvir as barbaridades de Pedro Guimarães por 3 anos e meio. Barbaridades das quais vamos poupar nosso leitor. Outras centenas de textos já foram escritos dando conta do clima que reina na gestão bolsonarista das estatais. Os assediados moralmente que adoeceram precisam ter sua integridade emocional poupada. E as mulheres (e suas famílias) que sofreram assédio sexual estão sendo novamente agredidas pelo artigo na Folha. Dar espaço para um neofascista defender suas práticas não é democrático – é ceder ao império do medo. É aceitar que somente a família de Pedro Guimarães tenha direito ao respeito.

Dedicamos nossa amizade e solidariedade a todas as mulheres que têm a coragem de se insurgir.”