Pular para o conteúdo
MUNDO

Líbano: ‘É hora da revolta’

De Ta'amim al-masaref*

Tradução: Ge Souza

Uma declaração do coletivo de esquerda Ta’amim al-Masaref no Líbano, onde um movimento de protesto de proporções revolucionárias está sacudindo o estado em seus alicerces.

Uma revolta está em andamento nas ruas de Beirute, após a grande explosão que abalou a cidade em 4 de agosto, matando pelo menos 200 pessoas. A explosão foi causada pela combustão de um enorme estoque negligenciado de nitrato de amônio, que está armazenado pelo governo desde sua apreensão em um navio, há seis anos atrás. A fúria contra a negligência do estado catalisou ainda mais o movimento de protesto em massa (denominado ‘Revolução de Outubro’) que surgiu no final do ano passado para desafiar a corrupção, o neoliberalismo e o sectarismo estatal que dominam a política oficial libanesa. 

No sábado, 8 de agosto, manifestantes e revolucionários invadiram prédios do governo em Beirute – eles tomaram e ocuparam o Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério do Meio Ambiente, Associação de Bancos e Ministério de Energia e Água. O Ministério das Relações Exteriores foi denominado ‘o QG da nova revolução’, enquanto muitos começaram a chamar Beirute de ‘a capital da revolução’. As forças do governo dispararam balas de verdade contra os manifestantes, bem como balas de borracha e gás lacrimogêneo. Pessoas feridas estão sendo tratadas na rua, pois os hospitais de Beirute já estão no limite de funcionamento e dois deles foram destruídos na explosão. Apesar da repressão, os manifestantes conseguiram levar as forças do estado de volta a muitos lugares, pelo menos temporariamente, e muitos manifestantes acreditam que o atual governo cairá em breve.

A declaração a seguir vem de Ta’amim al-Masaref [Nacionalização dos bancos], um coletivo de esquerda que trabalha dentro do movimento revolucionário mais amplo, visando a Associação Libanesa de Bancos e destacando as conexões corruptas entre os interesses da classe dominante libanesa e internacional através das Instituições financeiras do Líbano.

Camaradas, estamos presos.

Estamos presos entre a barbárie da acumulação de capital e a subsequente ganância indiferente que ela possibilita.

À medida que nossas vidas perdem o valor a cada hora, ficamos presos entre a máquina militar implantada para defender a propriedade privada a todo custo e a classe dominante que ela jurou defender.

Estamos presos entre o culto à morte que é a acumulação de capital e sua tendência a acumular, armazenar, fazer melhores negócios, negociar e acumular ainda mais, mesmo por sua própria conta e risco. Especialmente às nossas custas.

A explosão de 4 de agosto é uma consequência imediata e irreversível da insignificância deliberada que a classe dominante tem pelas massas. O sistema capitalista neoliberal foi construído às nossas custas e sempre – sem exceção – busca servir aos interesses da classe dominante. Nunca será mais evidente do que é hoje, como as nossas vidas são consideradas dispensáveis ​​e sem valor.

Mas a explosão não se propaga uniformemente. Ela destrói os bairros da classe trabalhadora de maneira implacável e impunemente. Onda após onda podíamos sentir nossa precariedade exposta enquanto nossas janelas e portas se estilhaçavam e nossos prédios desabavam. A explosão acelera nossa condição e desacelera os negócios normalmente. É nessa realidade espaço-temporal que estamos presos.

Nossos meios de subsistência estão mais próximos dos epicentros da destruição. Como não poderia ser, quando nosso sustento depende da reprodução do caos, do capitalismo zumbi e de nossa condição de miséria? Ele retarda a descoberta de sua violência e seu deslocamento gentrificante. Como suas torres intermináveis ​​apenas tremem, seus filhos são mantidos em segurança por nossos camaradas, trabalhadores domésticos.

Este regime funciona precisamente como foi construído para: explorar-nos, deslocar-nos, esmagar-nos e matar-nos, sem desculpas e sem hesitação.

Eles são intocáveis ​​mesmo na derrota. Eles são indestrutíveis mesmo em uma catástrofe.

Mas eles não estão mais inalcançáveis.

Como milhares de famílias continuam abandonadas e desabrigadas, agora é nosso dever ocupar suas casas luxuosas. Aqueles propositadamente mantidos vazios como uma forma de guerra de classes, como um escárnio burguês imorredouro. Devemos ocupar o que eles pensam ser deles. Devemos ocupar o que é, de fato, nosso.

À medida que esta catástrofe se torna cada vez mais militarizada, é nosso dever lutar contra o golpe militar que se desenrola e que será perpetuamente imposto sobre nós.

Visto que vivemos fome e pobreza, é nosso dever suprir nossos camaradas. Para lutar pela soberania alimentar. Para divorciar a dependência de nossas barrigas.

Devemos exigir justiça para nossos mortos. Para nossas vítimas.

Não precisamos de investigações. Nós sabemos quem são os culpados. Estruturalmente, sim, é a classe dominante, seus comerciantes terceirizados, intermediários, técnicos da desgraça e negócios de destruição.

Manifestantes em Beirute após a explosão

Devemos formar comitês de bairro e os trabalhadores devem controlar seu próprio destino, tanto na produção quanto na reprodução da riqueza. Devemos reconstruir nossas próprias casas. Devemos compartilhá-las com nossos camaradas.

Devemos abrir escolas públicas. Transforme-as em hospitais temporários para feridos.

Devemos honrar nossos mortos. Comemore suas vidas. Continue sua luta.

Não devemos permitir que eles nos obriguem à normalização. Nada do que vivemos em nossas vidas e no ano passado foi ‘normal’.

Quando olhamos para a Palestina e a Síria, sabemos que nossas lutas estão interligadas, assim como nossos regimes. Milhões de sírios, palestinos, sudaneses, argelinos e árabes lutaram contra seus regimes em uma guerra aberta de manobra que não disse sua última palavra. Não somos nada se não uma continuação desta guerra.

Devemos reunir forças para emular nossos camaradas em 1982 que lutaram contra o ataque de Israel a Beirute. Lutaremos contra o capitalismo em casa como lutamos anteriormente contra o imperialismo.

Devemos nos inspirar em nossos camaradas sírios que viveram durante milhares de bombas de barril do regime e ocupação islâmica.

Devemos inspirar-nos em nossos camaradas sudaneses em sua organização e em nossos camaradas argelinos em sua perseverança.

Camaradas, chegou a hora de organizarmos e destruirmos o capitalismo e seus facilitadores.

Agora é hora de raiva. Por vingança. Por justiça. É hora de obliterar este regime, por todos os meios necessários. Precisamos nos organizar e precisamos nos organizar agora.

E com isso, morte ao sistema que mata nossos camaradas.

*Publicado originalmente em https://www.rs21.org.uk/2020/08/10/it-is-time-for-rage/