Conceitos Básicos para Elaboração Política – Parte I

Josias Porto, de Salvador, BA

Hilma af Klint (1862-1944)

Este texto é uma sistematização de alguns dos principais conceitos utilizados na elaboração política, a partir do método marxista. Foi elaborado inicialmente para subsidiar um curso de formação para o Coletivo de Juventude Afronte, Bahia, no contexto da greve das universidades estaduais baianas, em abril de 2019. Foi retomado agora, nesse início do segundo semestre de 2020, para uma formação da Resistência (corrente interna do PSOL) em Salvador. Com forma de facilitar o acesso, e também para poder socializá-lo de forma mais ampla, está sendo publicado aqui nesse site.

Importante uma ressalva: como trata-se de uma sistematização muito esquemática, ela é extremamente limitada. Tem apenas um objetivo didático: propõe-se a ajudar numa aproximação com a teoria. Mas a realidade é sempre muito complexa e nenhum esquema dá conta de abarcá-la. Só é útil, portanto, considerando seus limites e imperfeições.

A maioria dos conceitos aqui trabalhados foram sistematizados por Nahuel Moreno, um militante e dirigente político argentino. Há muitas citações, já que o texto surgiu com uma seleção de trechos de algumas obras desse autor que depois foi recebendo acréscimos numa tentativa de atualizar suas abordagens. As citações estão em itálico, com as referências dos originais em rodapé. 

O propósito, portanto, é contribuir com a formação, de forma muito introdutória, sobre o método de elaboração política marxista.

DOWNLOAD (PDF)

Conceitos Básicos da Elaboração Política – Parte I