Pular para o conteúdo
BRASIL

Solidariedade frente à barbárie: ReSolva busca organizar ativistas online

Rede de Solidariedade Ativa

Neste sábado, dia 30 de maio, nascerá um importante organismo de ativismo e solidariedade ativa, a ReSolva! O lançamento contará com a presença do filósofo Vladimir Safatle e dos movimentos sociais Treta no Trampo e O Corre Coletivo, e ocorrerá online.
Basta se inscrever no link a seguir para participar: https://cutt.ly/wySgsTD

 

A Rede Solidária Ativa é um fórum aberto e autônomo de ativistas para realizar ações de solidariedade, frente aos impactos da pandemia do novo Coronavírus no Brasil e a necessidade de salvar vidas. A rede entende a solidariedade ativa, militante e pautada na auto-organização como elemento essencial para que as pessoas se tornem sujeitos da transformação, na perspectiva de construção de uma sociedade livre, igualitária e solidária.

É preciso agir!

Nosso país ocupa o segundo lugar em infectados pela COVID-19 no mundo, e já é o país onde morrem mais pessoas por dia nesta pandemia! Nas periferias cresce a doença, o desemprego e a fome. O Brasil está desgovernado, com um presidente anti-ciência e corrupto que despreza as vidas e o luto de milhares de brasileiros.

Estamos por nossa conta! As ações de solidariedade são um exemplo de auto-organização poderoso que deve ser ampliado. Por que não utilizar das ferramentas virtuais para debater, pensar iniciativas e organizar ações em rede? O momento exige criatividade e cada um pode contribuir com suas habilidades, conhecimentos e experiências.

O problema

Estamos vivendo momentos difíceis no Brasil. De um lado enfrentamos uma crise humanitária sem precedentes, do outro um movimento anticiência e pró-capital disposto a deixar o povo mais pobre padecer.
Precisamos, cada vez mais, de criatividade para nos mobilizarmos e atingirmos todos aqueles afetados pelas crises econômica, política e sanitária que vivemos, principalmente com a necessidade de manter, ao máximo, o isolamento social.

No entanto, apesar de muitas iniciativas importantes em curso e que têm contribuído para salvar vidas, sentimos falta de um espaço onde as pessoas possam debater e juntas pensarem como podem realizar solidariedade ativa. Muitos querem ajudar, mas não sabem como ou com o quê.

Acreditamos que é possível trocar experiências com os que já estão na linha de frente e utilizar as redes sociais para ampliar as iniciativas de solidariedade, possibilitando o nascimento de novos movimentos e coletivos por todo o país.

Precisamos de uma ação refletida e que tenha como perspectiva qual sociedade queremos plantar agora, para vermos florescer no pós pandemia.

Nossa saída

Buscamos construir uma rede aberta para que possamos refletir, nos mobilizar e agir de maneira coletiva através das ferramentas virtuais, cada um dentro de suas possibilidades e capacidades.

Através de um fórum aberto, online, seguro e de fácil acesso, todos os participantes têm autonomia para propor projetos de atuação, organizar grupos com vida própria para projetos específicos, compartilhar iniciativas e socializar experiências, para que tenhamos cada vez mais pessoas exercendo coletivamente a solidariedade de classe, política e militante, preenchendo cada vez mais espaços, e alcançando mais e novos lugares.

Em encontros virtuais, convidamos um intelectual, parlamentar ou liderança de movimento social para abrir debates sobre temas mais gerais, que refletem não apenas sobre a conjuntura política nacional e os impactos da Covid-19, mas também sobre a crise do capitalismo e saídas globais, em uma perspectiva crítica, anticapitalista, feminista, anti-racista, anti-LGBTIfóbica e ambientalmente sustentável.

A partir desses debates e das experiências compartilhadas, organizaremos grupos de ação, em que serão elaboradas possibilidades de iniciativas com base em exemplos concretos e de sucesso, exercendo a solidariedade ativa e coletiva necessária para as transformações buscadas. Queremos que todo ativista possa se munir de ferramentas e se unir àqueles interessados em agir neste momento.

“Ser solidário é ser revolucionário”

A partir desse entendimento nasceu a Rede Solidária Ativa, um encontro de pessoas comprometidas a olhar para o outro e a tentar fazer com que todos estejam ativamente envolvidos na criação de um mundo melhor e mais inclusivo. Buscamos unir teoria e prática, propiciando espaços comuns para análise crítica da sociedade e ações coletivas, utilizando os meios virtuais para nos mobilizar e alcançar mais pessoas.

Somos um grupo diverso de ativistas, com distintas trajetórias e experiências de atuação política, porém sempre focados na luta por um mundo mais justo e inclusivo. Somos trabalhadoras/es e estudantes de diversas áreas, como Educação, Ciências Sociais, Jurídicas e Econômicas e Psicologia, que resolveram, em um momento crítico do planeta, se conectar para formar uma grande rede de solidariedade, atuando ativamente na transformação social e na construção da sociedade que queremos.

Contamos com o apoio do portal Esquerda Online desde a nossa origem, e com todos os demais comunicadores, movimentos, coletivos e ativistas que quiserem fortalecer esse projeto em permanente construção.

 

Confira a programação da RESOLVA e se inscreva!

Calendário:

– 30.05, 15h: “Pandemia e solidariedade de classe. Como reconstruir formas de conexão entre as trabalhadoras e os trabalhadores?”
Debate com Vladimir Safatle + Ação com Treta no Trampo e O Corre Coletivo
– 13.06, 15h: “Capitalismo e Pandemia: o que significa saúde mental nesse contexto?”
Debate com Christian Dunker + Ação
27.06, 15h: “Nova classe trabalhadora e lutas insurgentes”
Debate com Marcelo Badaró + Ação

Siga nossas redes sociais: @redesolidariaativa
? Se inscreva aqui! https://cutt.ly/wySgsTD

Marcado como:
Resolva / Solidariedade