Solidariedade frente à barbárie: ReSolva busca organizar ativistas online


Publicado em: 28 de maio de 2020

Brasil

Rede de Solidariedade Ativa

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Brasil

Rede de Solidariedade Ativa

Esquerda Online

Esse post foi criado pelo Esquerda Online.

Compartilhe:

Ouça agora a Notícia:

Neste sábado, dia 30 de maio, nascerá um importante organismo de ativismo e solidariedade ativa, a ReSolva! O lançamento contará com a presença do filósofo Vladimir Safatle e dos movimentos sociais Treta no Trampo e O Corre Coletivo, e ocorrerá online.
Basta se inscrever no link a seguir para participar: https://cutt.ly/wySgsTD

 

A Rede Solidária Ativa é um fórum aberto e autônomo de ativistas para realizar ações de solidariedade, frente aos impactos da pandemia do novo Coronavírus no Brasil e a necessidade de salvar vidas. A rede entende a solidariedade ativa, militante e pautada na auto-organização como elemento essencial para que as pessoas se tornem sujeitos da transformação, na perspectiva de construção de uma sociedade livre, igualitária e solidária.

É preciso agir!

Nosso país ocupa o segundo lugar em infectados pela COVID-19 no mundo, e já é o país onde morrem mais pessoas por dia nesta pandemia! Nas periferias cresce a doença, o desemprego e a fome. O Brasil está desgovernado, com um presidente anti-ciência e corrupto que despreza as vidas e o luto de milhares de brasileiros.

Estamos por nossa conta! As ações de solidariedade são um exemplo de auto-organização poderoso que deve ser ampliado. Por que não utilizar das ferramentas virtuais para debater, pensar iniciativas e organizar ações em rede? O momento exige criatividade e cada um pode contribuir com suas habilidades, conhecimentos e experiências.

O problema

Estamos vivendo momentos difíceis no Brasil. De um lado enfrentamos uma crise humanitária sem precedentes, do outro um movimento anticiência e pró-capital disposto a deixar o povo mais pobre padecer.
Precisamos, cada vez mais, de criatividade para nos mobilizarmos e atingirmos todos aqueles afetados pelas crises econômica, política e sanitária que vivemos, principalmente com a necessidade de manter, ao máximo, o isolamento social.

No entanto, apesar de muitas iniciativas importantes em curso e que têm contribuído para salvar vidas, sentimos falta de um espaço onde as pessoas possam debater e juntas pensarem como podem realizar solidariedade ativa. Muitos querem ajudar, mas não sabem como ou com o quê.

Acreditamos que é possível trocar experiências com os que já estão na linha de frente e utilizar as redes sociais para ampliar as iniciativas de solidariedade, possibilitando o nascimento de novos movimentos e coletivos por todo o país.

Precisamos de uma ação refletida e que tenha como perspectiva qual sociedade queremos plantar agora, para vermos florescer no pós pandemia.

Nossa saída

Buscamos construir uma rede aberta para que possamos refletir, nos mobilizar e agir de maneira coletiva através das ferramentas virtuais, cada um dentro de suas possibilidades e capacidades.

Através de um fórum aberto, online, seguro e de fácil acesso, todos os participantes têm autonomia para propor projetos de atuação, organizar grupos com vida própria para projetos específicos, compartilhar iniciativas e socializar experiências, para que tenhamos cada vez mais pessoas exercendo coletivamente a solidariedade de classe, política e militante, preenchendo cada vez mais espaços, e alcançando mais e novos lugares.

Em encontros virtuais, convidamos um intelectual, parlamentar ou liderança de movimento social para abrir debates sobre temas mais gerais, que refletem não apenas sobre a conjuntura política nacional e os impactos da Covid-19, mas também sobre a crise do capitalismo e saídas globais, em uma perspectiva crítica, anticapitalista, feminista, anti-racista, anti-LGBTIfóbica e ambientalmente sustentável.

A partir desses debates e das experiências compartilhadas, organizaremos grupos de ação, em que serão elaboradas possibilidades de iniciativas com base em exemplos concretos e de sucesso, exercendo a solidariedade ativa e coletiva necessária para as transformações buscadas. Queremos que todo ativista possa se munir de ferramentas e se unir àqueles interessados em agir neste momento.

“Ser solidário é ser revolucionário”

A partir desse entendimento nasceu a Rede Solidária Ativa, um encontro de pessoas comprometidas a olhar para o outro e a tentar fazer com que todos estejam ativamente envolvidos na criação de um mundo melhor e mais inclusivo. Buscamos unir teoria e prática, propiciando espaços comuns para análise crítica da sociedade e ações coletivas, utilizando os meios virtuais para nos mobilizar e alcançar mais pessoas.

Somos um grupo diverso de ativistas, com distintas trajetórias e experiências de atuação política, porém sempre focados na luta por um mundo mais justo e inclusivo. Somos trabalhadoras/es e estudantes de diversas áreas, como Educação, Ciências Sociais, Jurídicas e Econômicas e Psicologia, que resolveram, em um momento crítico do planeta, se conectar para formar uma grande rede de solidariedade, atuando ativamente na transformação social e na construção da sociedade que queremos.

Contamos com o apoio do portal Esquerda Online desde a nossa origem, e com todos os demais comunicadores, movimentos, coletivos e ativistas que quiserem fortalecer esse projeto em permanente construção.

 

Confira a programação da RESOLVA e se inscreva!

Calendário:

– 30.05, 15h: “Pandemia e solidariedade de classe. Como reconstruir formas de conexão entre as trabalhadoras e os trabalhadores?”
Debate com Vladimir Safatle + Ação com Treta no Trampo e O Corre Coletivo
– 13.06, 15h: “Capitalismo e Pandemia: o que significa saúde mental nesse contexto?”
Debate com Christian Dunker + Ação
27.06, 15h: “Nova classe trabalhadora e lutas insurgentes”
Debate com Marcelo Badaró + Ação

Siga nossas redes sociais: @redesolidariaativa
? Se inscreva aqui! https://cutt.ly/wySgsTD


Contribua com a Esquerda Online

Faça a sua contribuição