O covarde, a covardia e o medo

Celso Lins, de São Paulo, SP

Dos dicionários podemos depreender duas formas de definir covardia, numa consulta simples pela internet podemos encontrar:

Significado de Covardia

Substantivo feminino

Comportamento que expressa falta de coragem; gesto caracterizado pelo medo ou temor; que não é ousado: pusilânime.

Comportamento este facilmente observado por várias pessoas que sentam ao redor do que deveria honrar o cargo de chefe do executivo, tal qual a corte do rei nu cala, bajula, aplaude sabendo que o rei está nu, que o discurso está errado e a prática está errada. 

Na já famosa reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020, este comportamento está descrito nos rostos, nos gestos e nos silêncios dos homens brancos e das duas mulheres brancas sentados na sala de reunião. Do banqueiro à miss veneno sentados lado a lado, dos generais que circundam o presidente, dos então ministros da Justiça e da Saúde entre outros.

Significado de Covarde

Substantivo masculino e feminino

Pessoa medrosa; quem demonstra covardia diante de alguém ou de uma situação específica com a qual foi confrontada: não vou abandonar o barco agora porque não sou covarde.

Ministros de Estado não deveriam ser cidadãos temerosos de seu chefe e sim pessoas proativas ousadas em suas áreas de atuação, mas em particular ao trabalhar como um servidor público um item a mais é fundamental conhecer e manifestar o interesse do povo e não de grupos particulares, ou pior os seus interesses próprios. Fácil recordar a Temer nas suas conversar gravadas. A covardia toma então sua segunda forma 

Significado de Covardia

Violência efetuada contra uma pessoa mais fraca: o que o pai fez com o filho foi uma covardia.

Esta violência cega da negação do atendimento a quem mais precisa, a atuação do Estado expressa pela fala não só do presidente, mas também de seus ministros, não só designa o ato de covardia, como também nos demonstra quem são os covardes. Confabular mudanças na legislação ambiental, xingar e acusar quem não está presente, ameaçar aos subalternos que não lhe acatam de imediato. Constituem a alma do covarde.

Significado de Covarde

Adjetivo

Ausência de bravura; que demonstra fraqueza, falta de coragem.

Aqueles que quando acreditam estar longe do público traçam seus planos, maquinam, confabulam contra o interesse do povo como bandidos no covil, a divulgação da reunião ministerial nos mostra o perfil podre, já conhecido, porém agora escancarado.

Não há novidade que não seja a tremenda covardia, o presidente que sabe que comete crime, mas não tem o valor, a coragem de admitir seus interesses em público, mede as palavras e mente como qualquer covarde o faz. Os seus bajuladores lhe acompanham no ato de negar a verdade de ocultar os interesses por trás das ações e palavras e se apequenam em sua covardia.

Enquanto enfrentamos uma pandemia colocando nossa população em risco, nada de isso falam. A pesquisa nacional de saúde demonstra que no Brasil um terço dos maiores de 18 anos tem pelo menos um dos fatores de risco de agravamento no quadro de COVID-19, ou seja, o perfil brasileiro é de mais jovens com problemas e até mortes.

É covardia conhecer os dados e negar transformar o conhecimento em atitude, não se trata de um comportamento de avestruz de esconder a cabeça e deixar o corpo de fora, mas sim do comportamento vil de lobo com pele de ovelha. De estar exteriormente falando que defende o povo e a democracia e nos bastidores, negar apoio a população através da inatividade no campo da saúde, ciência e inclusive na tão propalada economia.

Significado de Medo

Substantivo masculino

Estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; aquilo que provoca essa consciência. Sentimento de ansiedade sem razão fundamentada; receio: medo de tomar manga com leite. Grande inquietação em relação a alguma coisa desagradável, a possibilidade de um insucesso etc.; temor: tinha medo de perder o emprego.

Nos resta saber do que tem medo os que compõem o atual governo, sabemos seus interesses, conhecemos sua covardia, mas seu medo ainda é para mim uma incógnita, prefiro acreditar que é por não saber como pensam os que assim se comportam. Pois a narrativa construída por eles é uma narrativa de medo irreal, de ações comunistas, conversão em alta escala de mudanças de sexo, ou ainda de adoração ao diabo. 

Nada disso sabemos é fruto de uma realidade concreta da “consciência que se tem diante do perigo”, me parece mais um medo de que sua própria máscara, e não falo aqui das de pano, mas máscaras dos personagens construídos, do presidente dos ministros, das pretensas autoridades, que estas máscaras caiam e não o corona vírus, mas a vergonha lhes contamine, sentem-se como “bons cristãos” como Adão e Eva, vestidos com uma folha, cobrindo suas vergonhas.

Que o vento da esperança faça uma e outra vez que esta folha se vá cada vez para mais longe, de forma que na corrida de se tampar se desmascarem para sempre. Trabalho do vento da imprensa livre, como esta “Esquerda Online” e outros meios que dão voz a resistência e a esperança. Ventos como a Semana Social da Igreja Católica ou o Trabalho da CUFA amplamente elogiado durante esta pandemia.

Trabalhos como estes nos enchem de coragem.

Significado de Coragem

Substantivo feminino

Ausência de medo diante de riscos ou do perigo; bravura, valentia. Força espiritual para ultrapassar uma circunstância difícil; confiança. Capacidade de enfrentar algo moralmente árduo; perseverança. Característica da pessoa bom caráter; hombridade. Cuidado e perseverança no desenvolvimento de algo; determinação.

Viva o Povo Brasileiro.