Pular para o conteúdo
BRASIL

Sindicatos e centrais devem exigir a abertura das UTIs do setor privado para a população, em especial idosos e idosas

Joaquim Aristeu "Boca"*, de São José dos Campos, SP

Doenças cardíacas, diabete, doenças dos rins, câncer, principais aliados da Covid-19 e inimigas dos idosos e idosas.

A falta de prevenção e acompanhamento rotineiro a estas doenças crônicas que acomete a maioria dos idosos e idosas enfraquecem nossas resistências baixando e muito nossa imunidade.

E aí somos uma porta aberta para o contágio e consequentemente o agravamento com o Coronavírus.

No Brasil dos mais de 200 mil contaminados e quase 15 mil mortos, 70% são idosos com mais de 60 anos, ou seja mais de 140 mil contaminados e mais de 10 mil mortos são idosos e idosas. Destes, a exemplo do restante da população, mais de 80% dependem do SUS, Sistema Único de Saúde.

E para que estas contaminações fossem menor e pudéssemos evitar este número de mortes absurda algumas coisas poderiam e ainda podem ser feitas.

Não é segredo pra ninguém que a política do atual governo e de outros que passaram é sucatear o SUS, e entregar a saúde pública para o capital financeiro, dono dos grandes convênios e hospitais.

E isto é feito retirando dinheiro, a exemplo da EC 95, enxugando os quadros de profissionais como exemplo o fim do programa mais médico com os médicos cubanos, e não realizando concursos públicos.

Todos estes ataques trouxeram consequências terríveis a saúde pública, em especial Idosos e Idosas que dependiam do SUS.

Agora mais ainda, como dissemos no início deste texto, “a baixa imunidade dos Idosos e Idosas” vem das doenças crônicas, e para que as mesmas estejam bem controladas e consequentemente diminuindo os riscos de contaminação e mortes dos Idosos e Idosas, os mesmos teriam que ter acessos periódicos a especialistas que cuidam dessas doenças crônicas.

Porém devido ao desmonte do SUS, hoje para um idoso e idosa de baixa renda conseguir uma consulta com especialistas, ou um exame de imagens ou laboratorial na rede pública chega a levar mais de 6 meses.

E aí o idoso e idosa precisaria contar com muita sorte para neste período não ter sido contaminado com o Coronavírus e já não ter morrido.

Neste sentido, como diretor de uma Associação dos Aposentados, que representa milhares de idosos e Idosas que dependem do SUS, reivindico que nossos governantes, Federal, Estaduais e Municipais, tendo em vistas que em várias cidades existe hoje uma situação de colapso no sistema de saúde pública com ausência de leitos para atender a população, sobretudo UTI, e a Rede Privada de saúde segue com sobra de vagas, criar uma fila única entre a rede pública e privada de saúde. Esta seria uma boa forma de salvar vidas de idosos e idosas e população pobre que não tem acesso a saúde como determina a Constituição Federal, que liberem leitos e especialistas, em especial nas Unidades de Terapia Intensiva, UTI, o que dificultaria a contaminação e salvaria muitas vidas da população infectada pelo Coronavirus.

 

*Diretor da ADMAP VP, e Executiva da CSP CONLUTAS Estadual SP.

 

LEIA MAIS

Abrir as UTIs do setor privado para atender toda a população