Karl Marx: tese de doutorado e mudança de planos (1841)
Este é o quinto texto de uma série sobre a vida de Karl Marx
Publicado em: 15 de maio de 2020
Em 1841, tendo o concluído o curso de Direito, Marx pretendia se tornar docente na universidade. Buscou o título de doutor em Filosofia através de uma tese que discutiu o pensamento de dois gregos antigos, Demócrito e Epicuro. O que se tem desta tese hoje é uma cópia feita a pedido de Marx posteriormente, e provavelmente com alterações de sua parte. Há, assim, alguma incerteza em relação às partes do texto que ele entregou ou não à universidade[1].
No trabalho calorosamente dedicado a seu sogro e amigo Ludwig von Westphalen, sem muita modéstia o jovem Karl afirmou fazer uma abordagem original e resolver um problema “até então insolúvel da história da filosofia grega.”. Ele compararia a visão dos pensadores promovendo uma nova conclusão.[2] Segundo o biógrafo Michael Heinrich, provavelmente Marx teve Epicuro como tema por conta da crítica que este tinha à religião: não chegava a contestar a existência dos deuses gregos, mas os entendia como vivendo em um mundo próprio, com desinteresse pelos humanos. Considerava também que a veneração e os sacrifícios aos deuses eram superstições nocivas[3].
A verve anti-religiosa de Marx se expressou também com sua inclusão no texto de versos de Ésquilo como aquele em que Prometeu diz: “Numa palavra, odeio todos os deuses.”[4] Seu amigo Bruno Bauer tentou demovê-lo da ideia destas inclusões para que não houvesse confrontos políticos desnecessários dentro da universidade[5]. Marx faria no apêndice da obra, intitulado “A relação entre o ser humano e Deus”, uma coletânea de textos de vários autores que aponta que a ideia de divindade incute terror na humanidade, e ataca a razão, muito embora a seção também destaque trechos positivos em relação a cultos a divindades. Discute filosoficamente ainda provas da existência de Deus e crítica os filósofos de seu tempo que pensavam que era na religião que se encontrava a forma máxima de autoconsciência[6]
Mas a tese também teve outro tema importante. Nela, Marx aponta que a principal diferença entre Demócrito e Epicuro é em relação ao determinismo: o primeiro nega o acaso, entendendo que o mundo é todo determinado. Para Demócrito, se assim não fosse, não haveria nenhum pensamento consistente. Já Epicuro, com quem Marx se identifica, entende que o acaso cumpre papel nos acontecimentos, além do livre-arbítrio. Marx apontava assim que Epicuro valorizava a liberdade, o tempo e a mudança, e o louva como o maior dos iluministas gregos.[7]
O diploma de Marx não é da universidade de Berlim, mas de Jena, onde ele não havia frequentado nenhum curso. E ele também obteve seu título de doutor sem precisar ir à cidade. Provavelmente, Marx optou por Jena porque suas taxas de inscrição para o doutorado eram bem menores que as de Berlim e também por não exigir a tradução da tese ao latim. No fim de maio de 1841, com seu certificado em mãos, Marx retornou a Tréveris onde estavam sua família e Jenny[8].
Karl teve momentos conflitivos com sua família (agora já sem o pai), o que envolvia a reprovação por sua recusa de seguir na carreira de Direito, e dificuldades de relacionamento de sua mãe com os Westphalen. Além disso, aparentemente, Marx pediu adiantamento de sua herança e se queixou que sua família, mesmo tendo condições, lhe punha obstáculos. Sentimentos amargos em relação à sua mãe ainda perdurariam por muitos anos[9]. Não receber a herança de forma adiantada significava também impossibilidade de se casar com Jenny, com quem já tinha um noivado então de 5 ou 6 anos[10].

A expectativa profissional de Marx era fazer carreira universitária e é por isso que, em julho de 1841, foi para Bonn, onde estava Bruno Bauer, seu amigo, mentor e antigo professor de Teologia em Berlim. A ideia era de que ajudasse Marx a conseguir emprego como docente. Mas Bauer foi demitido por motivos políticos: ele vinha radicalizando seu discurso e colocando que só estaria satisfeito se pudesse ensinar publicamente o ateísmo. Sua demissão gerou bastante repercussão na Alemanha, mas não foi a única: outros intelectuais críticos tiveram destino similar. Com o afastamento de Bauer e o quadro geral repressivo, Marx teve bloqueadas suas chances de seguir uma carreira acadêmica. Foi então que ele e vários de seus colegas se voltaram para o trabalho na imprensa[11].
NOTAS
[1] HEINRICH, Michael. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna. Biografia e desenvolvimento de sua obra.Vol.1 (1818-1841). Tradução de Claudio Cardinali. São Paulo: Boitempo, 2018. pp. 374; 384.
[2] MARX, Karl. Diferença entre as filosofias da natureza de Demócrito e Epicuro. Tradução de Nélio Schneider. São Paulo, Boitempo, 2018. pp. 21;34;36;45;53.
[3] HEINRICH, Michael. Karl Marx…p. 368
[4] MARX, Karl. Diferença…pp.23-4.
[5] HEINRICH, Michael. Karl Marx…p.375. SPERBER, Jonathan. Karl Marx. A nineteenth century life. Londres: Liveright Publishing, 2013. p. 70.
[6] MARX, Karl. Diferença…pp. 57-60; 129-34.
[7] MARX, Karl. Diferença…pp.48-50; 101;120. HEINRICH, Michael. Karl Marx..p. 377; LUKÀCS, György. “O jovem Marx. Sua evolução filosófica de 1840 a 1844” IN: O jovem Marx e outros escritos de filosofia. Tradução de José Paulo Netto e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. pp. 128-9.
[8] HEINRICH, Michael. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna….pp 393-8.
[9] JONES, Gareth Stedman. Karl Marx: greatness and illusion. Cambridge: Belknap Press, 2016. pp. 85-90.
[10] SPERBER, Jonathan. Karl Marx…. p. 57.
[11] JONES, Gareth. Karlm Marx…pp. 76;91. SPERBER, Jonathan. Karl Marx… pp. 62-4; 70-1.
Top 5 da semana

brasil
Prisão de Bolsonaro expõe feridas abertas: choramos os nossos, não os deles
colunistas
O assassinato de Charlie Kirk foi um crime político
brasil
Injustamente demitido pelo Governo Bolsonaro, pude comemorar minha reintegração na semana do julgamento do Golpe
psol
Sonia Meire assume procuradoria da mulher da Câmara Municipal de Aracaju
mundo