Live do Esquerda Online discute as ações políticas das classes dominantes no Brasil
Debate ocorre nesta terça, 05
Publicado em: 5 de maio de 2020
Clique para assistir
O GTO tem um lastro teórico central em Marx e Gramsci. Pesquisamos e debatemos as formas da dominação capitalista no mundo contemporâneo. Investigamos as formas atuais da propriedade capitalista, as modalidades de extração de mais-valor (as condições do trabalho) e, com base em Gramsci, analisamos a sociedade civil – espaço de lutas de classes – e sua relação com o Estado. Para tanto, observamos regularmente os aparelhos privados de hegemonia empresariais, descortinando a intimidade das classes dominantes com o Estado na formulação e execução de políticas públicas.
O debate será transmitido pelas redes do Esquerda Online, no Facebook e no Youtube.
Os convidados
Pedro Cassiano analisa as principais ações das entidades do agronegócio e da bancada ruralista sobre abastecimento, pandemia e apoio ao governo Bolsonaro.
Elaine Bortone levanta os empresários que apoiaram Bolsonaro nas eleições de 2018, bem como sua entidade, o Instituto Brasil 200, e acompanha sua relação com este governo. Também pesquisa os interesses e movimentos da indústria farmacêutica nacional e internacional.
André Guiot analisa as movimentações empresariais da CNI e do Instituto Brasil 200 para atacar a legislação protetiva do trabalho, além de menosprezar a saúde de milhões de trabalhadores e trabalhadoras sob a ameaça do covid-19.
Mais lidas
editorial
Sete dias para decidir o futuro do Brasil
brasil
Caravana de Guilherme Cortez e movimento Revide já reuniu mais de 10 mil jovens no país
brasil
Disputar o Futuro e a Centralidade da Campanha para Eleger “Lula Presidente”: para não dizer que não falei das flores
colunistas
Doze dias que valem por anos
brasil









