Pular para o conteúdo
BRASIL

Bolsonaro ameaça um golpe para fechar Congresso Nacional e STF

Rodrigo Claudio "Bocão", de São Paulo, SP
Reprodução

Bolsonaro discursa em Brasília, em frente ao QG do Exército

Depois de um sábado de carreatas da morte em várias cidades do país, o bolsonarismo preparou, neste domingo, manifestações nas portas dos quartéis pedindo intervenção militar.

O principal ato contou com a presença de Bolsonaro na frente do Quartel General do Exército, em Brasília. Seus seguidores organizados com faixas pedindo a intervenção militar assistiram seu líder dizendo que não vai “negociar nada”, que o “velho ficou para trás”, que acabou a “época da patifaria” e “agora é o povo no poder”.

Bolsonaro de maneira messiânica absorve o papel de líder supremo intermediário dos interesses do povo com Deus. Já começa a absorver um papel de candidato a ditador fazendo uma ameaça evidente as instituições do regime democrático brasileiro.

 

EDITORIAL URGENTE:  Bolsonaro lança ofensiva da morte

Tem como objetivo central pressionar o Congresso Nacional e STF para conseguir seus planos de acabar com a quarentena e impedir a ajuda financeira aprovada pela Câmara dos Deputados aos estados e municípios. Não aceita freios das instituições aos seus planos autoritários.

Qual será a resposta de Rodrigo Maia e David Alcolumbre? O STF continuará calado perante tamanha ilegalidade e defesa à luz do dia de um golpe militar? Vão se deixar ser devorados pela ameaça golpista de Bolsonaro?

Somos céticos pelos acontecimentos concretos desde o golpe parlamentar que derrubou Dilma Rousseff sobre o papel dessas instituições quase sempre coniventes com todo tipo de ilegalidades. Seguem com seu plano de desgastar Bolsonaro pensando em 2022. Não veem Bolsonaro como uma ameaça às liberdades democráticas e a vida do povo durante a pandemia.

No entanto, é necessária essa semana desde os partidos de esquerda uma reação à ameaça golpista. PSOL, PT, PCdoB, UP, PCB e PSTU devem tomar uma iniciativa chamando a mais ampla unidade democrática para deter o avanço golpista de Bolsonaro. Mais do que nunca pela vida da classe trabalhadora e pela defesa das liberdades democráticas é necessário colocar um fim ao governo Bolsonaro. #ForaBolsonaro