Pular para o conteúdo
BRASIL

Vitória dos trabalhadores e da vida contra carreatas da insanidade, em Ribeirão Preto, SP

Jose Mello, de Ribeirão Preto, SP
Antônio Cruz/Agência Brasil

Carreata pelas ruas de Brasília a favor do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

No dia 27 de março, sexta-feira, a direita Bolsonarista de Ribeirão Preto organizava uma carreata para as 15h para pressionar a Prefeitura a revogar o decreto de fechamento das  empresas de comércio e serviços, e suspender a política de saúde pública do isolamento social, para conter a disseminação da Covid-19. Em Ribeirão preto, já são 31 casos confirmados, 160 em análise e um óbito. Desde a manhã, a militância de base do PSOL incitaram a direção do partido a tomar ações concretas contra a carreata da morte. Rapidamente e de modo online, a Executiva tirou a política de atuar em duas frentes, publicar uma nota nas redes sociais combatendo a carreata e, ao mesmo tempo, entrar na Justiça com um Mandato de Segurança Cível solicitando o cancelamento da carreata e de movimentos semelhantes que desrespeitem a quarentena. O resultado da ação jurídica saiu no dia 28, sábado e, portanto, não se refere mais à carreata de sexta-feira, mas a uma outra marcada pelos mesmos grupos para o dia 29 domingo. Abaixo, a decisão da Juíza:

“1) imediata proibição da reunião/carreata, publicada na rede social, denominada

CARREATA REABERTURA I, prevista para o dia 29 de março de 2020, a partir das 15 horas,

defronte ao Estádio do Botafogo ou outro local de encontro pré-determinado pelos organizadores;

1-a) a publicação no grupo supracitado de WhatsApp, pelos requeridos, do teor

desta ordem judicial para a não realização do evento; e, após decurso de uma hora da publicação, a extinção do grupo pelos administradores;

2) multa no importe de R$ 100.000,00 (cem mil reais), por dia de

descumprimento, para cada requerido da ação cautelar;

3) busca e apreensão dos computadores dos requeridos, nos endereços

supracitados, e consequente quebra do sigilo de dados, a fim de se apurar a extensão dos ilícitos e de outros envolvidos (…)”

Trata-se de uma importante vitória do PSOL de Ribeirão que ajuda a barrar a política da morte dos movimentos ligados ao bolsonarismo. Sabemos que a Justiça burguesa não é nossa aliada, mas assim como os trabalhadores recorrem a essa justiça para ter seus direitos respeitados, assim também, nesses dias de luta pela vida, temos de usar as armas disponíveis para barrar o fascismo.

Marcado como:
coronavírus