Pular para o conteúdo
MUNDO

No Chile, a luta continua e o processo segue aberto

Raul Devia, de San Antonio, Chile
Reprodução / Twitter

Ato na Praça Dignidade, em Santiago, no dia 06 de março

No Chile, já há mais de quatro meses, foi aberto um processo de gigantescas lutas e de revolução social, que abriu as portas para um processo de profundas mudanças e transformações no modelo econômico neoliberal, social, político e cultural, de tal magnitude que hoje entramos em direito de um processo constituinte, no qual, pela primeira vez na história política deste país, é possível que os povos que habitam este território escolham nossos e nossos constituintes.

Ou seja, a partir de 18 de outubro de 2019, em que o Chile se iniciou uma explosão social na qual milhões de chilenos saíram às ruas para exigir mudanças na Educação, Saúde, Transporte, Seguridade Social, Pensões, Transportes, Habitação e Dignidade, tudo o que foi negado por 30 anos de pseudodemocracia, e daí o ditado popular, “não foram trinta pesos (aumento do preço do metrô) foram trinta anos de injustiça”. A crise política institucional não esquece a queda da Unidade Popular em 1973 pelo golpe de Estado de Pinochet, e por isso hoje ouvimos nas ruas, nos estádios, nos festivais, nos carnavais populares, “Piñera, assassino, igual a Pinochet.”

Em todos esses meses, após as massivas manifestações populares e revoltas, com características insurrecionais, incêndios de grandes lojas de varejo, postos de combustível e metrô, bancos, AFP (fundos de previdência privada) e edifícios do governo, e após a política de repressão e o estado de emergência com os militares nas ruas, busca-se a saída democrática burguesa, assinando um acordo para a Paz e a Nova Constituição datado de 15 de novembro.

Diante da instabilidade do Governo e da Democracia, os ruídos dos sabres, do Estado, e da iminente repressão e massacre do povo mobilizado, situação de absoluta instabilidade da situação política do país, em 48 horas, os partidos políticos com representação parlamentar, na “calada da noite”, chegam a este “ACORDO”, no qual a revolução social iniciada pelos estudantes no 18 de outubro, o 18O, e assumida pelo povo como um todo. Isto mediante a derrubada da Constituição da Ditadura, que ainda está em vigor e que é o que permite e sustenta o modelo neoliberal, através de um plebiscito, que permite ao povo do Chile decidir soberanamente, se “APROVADO OU REJEITADO, INICIAR UM PROCESSO DE REDAÇÃO DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO PARA O CHILE”.

E estamos no mês de março e março no Chile sempre significou um mês difícil para as famílias, pois as férias acabam e há muitas despesas, para a matrícula de crianças e jovens em escolas e universidades, pagamento de mensalidades e compra de uniforme e material escolar, além do pagamento de carteiras de habilitação para veículos ou carros, impostos por possuir e conduzir um carro. Mas a sabedoria popular, fazendo uma analogia, este ano chamou de “Março chegando ao governo”.

E é isso que vem ocorrendo, desde o dia 1º de março. As manifestações que haviam perdido a massividade, mas não a continuidade e a radicalidade, voltaram a crescer, com um aumento cada vez maior no número de manifestantes, os boicotes nas estações do metrô voltaram a ocorrer, está sendo implementado um calendário de mobilizações durante todo o mês de março. O que está se vendo no Chile é que este processo de luta pode ser ainda maior do que o de outubro passado. Mas isso depende das organizações sociais, políticas e sindicais que, por um lado, realmente convoquem uma Greve Geral em breve. E, por outro, se realmente existe uma crescente adesão as manifestações convocadas, como começamos a assistir na última sexta-feira, 28, e como se espera para este domingo, 8 de março, em que a Coordenadoria Nacional 8M organizou mulheres a nível nacional, para uma marcha em massa. A aposta é que será a maior marcha que aconteceu no país nos últimos anos, e isso significa milhões nas ruas do Chile.

Paralelamente a isso, o processo constituinte continua seu curso, já temos a data do plebiscito de 26 de abril de 2020, estamos prestes a derrotar a Constituição de Pinochet, com a aprovação da maioria nas urnas, e os milhões de habitantes deste território, de seus diversos povos, também devem ir às urnas para expressar que queremos uma nova constituição, sem sair das ruas e mobilização, também devemos derrotar a burguesia nas urnas.

Marcado como:
chile