Pular para o conteúdo
BRASIL

Após reunião em Brasília, partidos de oposição divulgam nota e iniciativas comuns

PSB, PT, PDT, PSOL, PCdoB, REDE, PV, UP reuniram-se nesta terça, 03, em Brasília, para discutir ações unitárias diante da escalada golpista. Leia abaixo o manifesto aprovado, que convoca para os atos de março (8M, 14M e 18M)

da redação
Humberto Pradera

UNIDADE EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DOS DIREITOS E DO PAÍS

A situação política, econômica e social do país é cada dia mais grave. O presidente da República afronta sistematicamente a Constituição e a Democracia. Atua para desestabilizar as instituições, ao apoiar manifestações contra o Congresso e o STF e ao incitar ações políticas e ilegais nas polícias militares.

A economia continua estagnada. A política de austeridade voltada aos interesses do sistema financeiro drena recursos da sociedade. O real se desvaloriza, não há investimentos públicos nem privados, as projeções do PIB são minguantes.

A vida do povo piora com os cortes nos programas de proteção social. Milhões aguardam na fila do Bolsa Família e da Previdência. Não há resposta eficaz para o desemprego. O trabalho é cada vez mais informal e precário. A fome voltou a atormentar as famílias.

Diante deste acúmulo de crises, que compromete o desenvolvimento do país, sacrifica a vida do povo e ameaça a própria democracia, os partidos políticos que assinam esta nota decidem:

1) Resistir à agenda neoliberal, de destruição dos direitos do povo e do estado brasileiro;
2) Definir uma pauta de atuação conjunta no Congresso Nacional em defesa do país;
3) Apoiar, incentivar e participar dos atos e manifestações dos movimentos sociais, sindicais e populares convocados para os dias 8 (Dia Internacional da Mulher), 14 (2 anos do assassinato de Marielle e Anderson) e 18 de março (Em Defesa da Educação do Serviço Publico);
4) Fortalecer o fórum permanente dos partidos de oposição para avaliar a conjuntura e definir ações e manifestações conjuntas;
5) Construir atos nacionais unificados em defesa dos direitos do povo, da democracia e da soberania, com todas as forças democráticas;
6) Construir uma política unificada de comunicação, fortalecendo a presença nas redes sociais.

 

BRASÍLIA, 3 de março de 2020

Juliano Medeiros, presidente do PSOL
Gleisi Hoffmann, presidenta do PT
Carlos Siqueira, presidente do PSB
Carlos Lupi, presidente do PDT
Luciana Santos, presidenta do PCdoB
Marina Silva, presidenta da Rede Sustentabilidade
José Luiz Penna, presidente do PV
Leonardo Péricles, presidente da Unidade Popular

Vídeo: Confira a fala do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), no encontro em Brasília. 

LEIA MAIS
Notas sobre a importância e a atualidade da “Frente Única”

Marcado como:
golpismo / psol