Pular para o conteúdo
BRASIL

Nota sobre as eleições municipais em São Luís, MA

Diretório Municipal do PSOL em São Luís, MA

As eleições de 2020 já estão batendo à porta e, com isso, a apresentação de pré-candidaturas começam a movimentar os bastidores da política no estado. Na capital maranhense, vários partidos já apresentaram nomes e tentam postular-se para arregimentar forças e construir alianças.

Na esteira dessa discussão, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) vem acumulando sobre a melhor tática eleitoral para a disputa municipal. Segundo resolução nacional, o partido definiu “as eleições municipais como a mais importantes da história do PSOL, tanto pela presença das forças de extrema-direita quanto pelo forte crescimento do partido nos últimos anos, tanto em número de filiados quanto em presença política e institucional.”

Em São Luís, o PSOL deve trilhar por um caminho que afirme uma oposição contundente ao governo Bolsonaro e seus aliados, e, ao mesmo tempo, construir uma nova esquerda, apoiada nos movimentos sociais e populares, sendo ponto de apoio às lutas dos setores explorados e oprimidos, apresentando propostas concretas aos graves problemas enfrentados pela maioria da população em temas como: educação, saúde, geração de empregos, segurança pública, transporte público, lutas por direitos de mulheres, negros, LGBTQi, moradia, saneamento, entre outros.

Nesse sentido, o PSOL avança na construção de uma candidatura própria e tem como prioridade para os próximos meses a construção de seminários e discussões amplas com o conjunto da militância do partido e a sociedade em geral, que devem servir de subsídio para um programa na disputa eleitoral de 2020.

A tática eleitoral do partido será definida nas plenárias municipais do VII Congresso Nacional do partido, agendadas para o mês de março. Nelas, as teses sobre a tática eleitoral serão debatidas e definidas.

A nota