PSOL Serra Negra denuncia jornal que propagou ódio e ameaça contra Greta Thunberg

José Carlos Miranda

Na véspera de Natal, um jornalzinho na cidade de Serra Negra no interior de São Paulo, “O Serra Negrense”, publicou uma nota com uma caricatura da ativista ambiental Greta Thunberg chamando-a de “Putinha Ativista” e que se aparecesse por lá “tomaria uma coça de cinta”. Imediatamente, o PSOL Serra Negra soltou uma Nota de Repúdio e denunciou o crime. A denúncia já repercutiu em vários setores democráticos, que estão denunciando o jornal. Inclusive, no mesmo dia, o presidente da OAB da cidade, Leandro Tomazi, se pronunciou condenando a publicação e estuda as formas de processar judicialmente o jornal. Nos somamos aos que se indignaram com essa publicação fascista.

Vejam a nota de repúdio do PSOL Serra Negra:

Repudiamos a atitude desse jornal em promover covardemente o ódio e a ameaça a uma menor, por não compartilhar de sua ideologia.

Greta é ativista, sueca, tem 16 anos e ficou mundialmente reconhecida pelos discursos sobre as mudanças climáticas no planeta.

Estamos vivendo em um contexto político caótico onde um simples ato de defesa ao meio ambiente faz com que vire alvo de esculacho.

De acordo com o artigo 147 do código penal, ameaçar alguém por palavras, gestos ou outros meios, de lhe causar mal injusto e grave, como punição, a lei determina detenção de 1 a 6 meses ou multa. Para ocorrência do crime não precisa que o criminoso cumpra o que disse, basta que ele tenha intenção de causar medo e que a vítima se sinta atemorizada.

Nós, PSOL Serra Negra, repudiamos esse essa ofensa com discurso odioso.

A nota foi anunciada pelo jornal O Serra Negrense.