Pular para o conteúdo
BRASIL

Em clima de grande entusiasmo, PSOL lança pré-candidatura de Hilton Coelho à Prefeitura de Salvador

Carlão de Oliveira
Reprodução Hilton Coelho

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) lançou, na noite do dia 12, quinta-feira, a pré-candidatura do deputado estadual Hilton Coelho para a disputa da Prefeitura Municipal de Salvador em 2020. O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), que estava lotado por ativistas culturais, dos direitos humanos, da defesa do meio ambiente, da mobilidade urbana, da comunidade LGBT, do direito à cidade, estudantes, do movimento por moradia, entre tantos outros que querem a construção de uma nova cidade de Salvador.

Em clima de grande entusiasmo e combatividade, o lançamento contou com a presença de diversas personalidades, entre as quais o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, além de representações partidárias do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Unidade Popular pelo Socialismo (UP). Os dirigentes nacionais do PSOL, Leandro Recife e Israel Dutra estavam presentes e destacaram o papel do partido na construção de uma nova forma de sociedade.

Em seu pronunciamento, Hilton Coelho destacou que “as pesquisas mostram que o campo de esquerda, mesmo sem acesso às máquinas estadual e municipal, consegue afirmar uma posição na cidade de Salvador e, com essa composição que nós conseguimos reunir aqui nessa noite, nós temos a convicção que um programa muito forte vai ser gestado para a cidade de Salvador, que não vai ser apenas um programa ousado. Vai ser um programa vivo, com capacidade de implementação, ainda que possa impressionar, no momento inicial. O programa vai ser forte, a campanha vai ser quente e, se a cidade de Salvador nos der essa honra, nós vamos governar e fazer um governo envolvente e transformador”, disse.

Pesquisa divulgada no dia 9 de dezembro, contratada Record-TV Itapoan e realizado pelo Real Time Big Data, mostra o nome de Hilton Coelho com 2% de intenção de voto. Na pesquisa espontânea, a aceitação de Hilton Coelho é muito maior. Atinge 4 das intenções de voto. A pesquisa ouviu 850 pessoas, na última terça (3) e quarta-feira (4). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A candidatura de Hilton Coelho destaca que o PSOL faz oposição de esquerda ao governador Rui Costas (PT) e ao atual prefeito ACM Neto (DEM). “O DEM é o grande intelectual coletivo deste governo de retrocesso civilizatório. O candidato de ACM Neto, que é presidente nacional do DEM, vai ter que assumir na campanha e nas comunidades que apoia um governo que acabou com as aposentadorias, que rasgou a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e promove a barbárie generalizada nas relações do nosso cotidiano”.

Um manifesto que norteará o posicionamento das candidaturas do PSOL foi lido durante o ato de lançamento. No texto, destacam-se críticas à gestão de ACM Neto (DEM) e Jair Bolsonaro e Rui Costa (PT). “Teremos um programa muito forte, que vai se afirmar, fazendo uma demarcação contra posições conservadoras. Contra o governo Jair Bolsonaro, que configura um retrocesso civilizatório; e um projeto que se reafirme contra o conservadorismo do governo Rui Costa (PT). As diretrizes principais estão colocadas a partir da participação direta da população”, conclui Hilton Coelho.

Marcado como:
psol / salvador