Pular para o conteúdo
MUNDO

Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas de Pernambuco aprova moção de repúdio ao Golpe na Bolívia

Texto declara apoio á resistência do povo boliviano contra o golpe

Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas - PE

 

Abaixo o golpe cívico militar na Bolívia!

Houve um golpe de estado dia 11 de novembro na Bolivia quando o chefe das Forças Armadas, após 48 horas de amotinamentos da Polícia e ação de grupos fascistas do Comité Cívico de Santa Cruz atacando defensores de Evo Morales nas rias, anunciou em rede nacional de TV, que Evo Morales deveria renunciar de seu mandato eleito com 61% dos votos em 2014.

O conflito na Bolívia se intensificou quando o candidato da direita, derrotado nas eleições de 10 de outubro, Carlos Mesa, não reconheceu o resultado favorável a Evo que obteve 47, 08% contra seus 36,51% e chamou às ruas os setores mais violentos, conservadores, e de extrema-direita do Comitê Cívico de Santa Cruz.

A direita e a extrema-direita conseguiram colocar muita gente nas ruas com a narrativa de que Evo é um ditador e havia fraudado a eleição. Por outro lado, amplos setores populares saíram às ruas chamando a que se respeitasse o resultado das eleições e Evo tomasse posse em janeiro. Foram 20 dias de confronto nas ruas onde os ataques doa grupos fascistas e o outro lado se defendendo, deixaram mais de 400 feridos e 3 mortos.

Esses setores ao redor da candidatura de Carlos Mesa, impulsionados pelos empresários reunidos no comitê cívico de Santa Cruz e respaldado pelos mitares que deram o golpe, tiveram o apoio do governo brasileiro e de Trump. O jornal boliviano El Periodico, vazou áudios e fotos da visita do presidente do Comitê Cívico de Santa Cruz ao Ministro de Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, desde maio.

Também chamou a atenção que Bolsonaro e Trump foram os primeiros presidentes a felicitar a renúncia de Evo como uma retomada da democracia.

Há uma importante RESISTÊNCIA contra o golpe por parte do povo boliviano. Há gigantescas passeatas que estão sendo brutalmente reprimidas. Nossa tarefa, povos lutadores da América Latina é repudiar o golpe cívico militar e somar forças com a Resistência que está ocorrendo na Bolívia. Abaixo o golpe! Viva a Resistência do povo boliviano! Viva a luta no Chile e no Equador!!

Assinam:
1.Sind. dos professores municipais de Olinda
2. Sind. dos Metroviarios de Recife
3. Sindicato dos Rodoviários de Recife e Região Metropolitana
4. Sind. dos policiais Civis de Pernambuco
5. Sinasefe
6. Sintrace | Sind. dos trabalhadores do Comércio Informal
7.Sindicato dos Servidores do Ministério Público.
8. Sindicato dos trabalhadores dos Correios de Pernanmbuco
9.MTST de Pernambuco

Marcado como:
bolívia