Pular para o conteúdo
BRASIL

No Amapá, professoras são processadas por protestarem com os alunos por merenda

Lutar não é crime, crime é não ofertar um ensino de qualidade

Alinne Brito*, de Macapá (AP)

No dia 14 de agosto as professoras da Rede Estadual de ensino no Amapá Liliany Félix de Oliveira e Ivaneli Carvalho Guimarães, lotadas na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, foram acusadas pela diretora adjunta de incitar os alunos a se manifestarem sobre a qualidade da merenda e a melhoria das centrais de ar de várias salas que não funcionavam. Elas sofrem uma ação judicial.

Processar um indivíduo somente por exercer seu livre direito de expressão é mais uma demonstração de que o governo do estado na gerência de Waldez Góes (PDT), que nomeia aquelas/ aqueles que nos assediam em nossos postos de trabalho juntos com uma justiça burguesa que sempre tem se manifestado contra quem luta e portanto se unem para reprimir os trabalhadores que denunciam as injustiças sociais que colaboraram para que a educação não flua com a qualidade necessária, para atingir as expectativas geradas das aguerridas e dos aguerridos que estão no chão da sala de aula.

Repudiamos todo e qualquer ação que venha ferir nossas liberdades democráticas e por isso somos contra ação judicial que criminaliza quem luta por melhores condições educacionais.

Não podemos permitir a perseguição feita às professoras e a repressão do Estado via assédio moral que vem ganhando volumes assombrosos em nossa categoria. É preciso que a classe trabalhadora se organize para resistir a esses ataques à democracia e aos direitos arduamente conquistados. Entendemos ainda que marcar uma audiência para o dia 15 de outubro, dia alusivo ao professor, é uma ofensa que tenta silenciar não só as duas lutadoras mas todos e todas que venham se manifestar contra as medidas danosas ao ensino e ao aprendizado. Nós, do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação do Estado do Amapá (Sinsepeap), também queremos saber: aonde está o dinheiro da merenda? Esse B.O. também é nosso!!!

 

  • Alinne Brito é Dirigente do SINSEPEAP e militante RESISTÊNCIA-PSOL/AP