Pular para o conteúdo
MUNDO

A crise, a derrota da esquerda e o governo da direita na Grécia

Antonis Ntavanellos. Tradução: Rogério Freitas

Kyriakos Mitsotakis

Tradicionalmente, no Fórum Internacional de Thessaloniki (1), os governos gregos apresentam seus programas e perspectivas. Este ano, Kyriakos Mitsotakis (2) esteve no centro das atenções. O líder ultraliberal da Nova Democracia ainda desfruta do conforto da vitória política de seu partido nas eleições de 7 de julho de 2019. A Nova Democracia, com 39,8% dos votos, elegeu 158 deputados, conquistando a maioria de 300 assentos no Parlamento e a possibilidade um governo autônomo. Embora a perspectiva da derrota de Syriza e Alexis Tsipras fosse previsível muito antes, esse resultado era inimaginável há um ano, quando a maioria dos analistas políticos previu a vitória de Mitsotakis e da direita, mas não uma. maioria parlamentar autônoma para ND. Esse debate foi prolongado pelo medo de um novo período de instabilidade política para o capitalismo grego, possivelmente desencadeado pelas dificuldades de formar um governo de coalizão da Nova Democracia com um dos pequenos partidos, notadamente com o Movimento pela Mudança. – KINAL – o pequeno grupo (8,1%) da Fofi Gennimatas (3) sobreviveu ao PASOK Andreas Papandreou, antes todo-poderoso, mas hoje entrou em colapso.

Durante as eleições regionais, o ND também venceu 12 das 13 regiões do país. A direita surge como vencedora indiscutível das eleições do final do período de governo do SYRIZA. O evento foi bem recebido por todas as forças do sistema, que rapidamente se esqueceram do ceticismo sobre as habilidades de liderança de Kyriakos Mitsotakis e a eficiência política de seu partido. Lembre-se de que nas pesquisas realizadas durante o tumultuado ano de 2015, o ND recuando mais moderado que o PASOK afundou em 14% das intenções de voto, mantendo apenas o núcleo duro da direita histórica. Hoje, porém, todos os pilares do sistema são “o retorno ao normal”. Um leitor atento observará que o que é aclamado nas páginas da imprensa burguesa “séria” não é a derrota de Alexis Tsipras – demonstraremos mais tarde que estamos tentando manter as perspectivas do principal grupo de SYRIZA – mas acima de tudo a derrota do grande movimento operário e popular dos anos 2010-13, que levou à vitória política do SYRIZA em janeiro de 2015 e ao nascimento de uma força popular que, durante o referendo do verão de 2015, reivindicada por um resultado de 62% concedido a NO o fim imediato da austeridade e a reversão das contra-reformas neoliberais. Esse slogan “de volta ao normal” denuncia a “loucura” de uma época em que os subalternos esperavam vencer a batalha política.

O governo de direita

Kyriakos Mitsotakis, quando estava a caminho do governo, usava slogans rígidos e a linguagem de uma direita revanchista. O objetivo era transformar a previsível derrota política do SYRIZA em uma derrota estratégica do movimento operário e da resistência social. Ele buscou desvalorizar todas as idéias, métodos de luta e até os símbolos da luta popular dos trabalhadores. Oficiais seniores da Nova Democracia, como os atuais ministros Adonis Georgiades e Makis Voridis, da extrema direita do partido, anunciaram publicamente o objetivo de um domínio político da direita da mesma magnitude que estabeleceu-se na Grécia após a guerra civil de 1944-1949.

Durante os primeiros dois meses do governo Mitsotakis, sinais alarmantes foram emitidos. A polícia, liderada pelo ex-social-democrata Chrisochoïdis, um bom amigo dos serviços dos EUA e altamente classificada sob a governança do PASOK por sua contribuição à “luta antiterrorista”, atacou e evacuou as ocupações de refugiados e depois declarou a guerra para “aplicar ordem e lei” no bairro de Exarchia, lugar emblemático do ativismo anarquista, extrema esquerda e movimento juvenil. A ministra ultra-liberal da Educação, Sra. Kerameos, inaugurou seu mandato removendo “as creches”, a presença da polícia nas universidades, uma conquista do movimento estudantil contra a ditadura de coronéis que nenhum governo até então ousara questionar. Os líderes do partido ND e funcionários do governo falam de refugiados e imigrantes de maneira absolutamente desdenhosa (“desperdício humano”), legitimando atos racistas. A Igreja Ortodoxa Grega designou oficialmente um dia de “luto” dedicado a “crianças que não nasceram”, inaugurando o questionamento do direito ao aborto gratuito e legal.

A luta contra a repressão, o racismo e a ofensiva ideológica conservadora da direita será um primeiro teste para o movimento popular, que será avaliado durante as manifestações deste outono.

No entanto, a história da luta de classes na Grécia mostra que apenas a repressão nunca foi suficiente para garantir a longevidade de um governo. O melhor exemplo é o do antigo governo Mitsotakis que, tendo lançado a ofensiva neoliberal de 1989 com o apoio incondicional de todas as forças do sistema, foi finalmente derrubado em 1992 por um grande movimento contra as privatizações, cuja ocupações e confrontos dinâmicos em Atenas, não foram dirigidos pela extrema esquerda ou pelos anarquistas, mas pelos trabalhadores dos bancos, transportes e telecomunicações.

Kyriakos Mitsotakis, da FIT deste ano, estava ciente dos riscos que enfrentaria no médio prazo. Para a surpresa da maioria dos analistas de imprensa, ele usou uma linguagem “centrista”, deixando espaço para negociações políticas e, se necessário, “um consenso mais amplo”. É claro que a mensagem foi endereçada ao KINAL (Movimento de Mudança) de Fofi Gennimatas e ao SYRIZA de Alexis Tsipras.

No centro dessa escolha está o medo de desenvolvimentos futuros. Todos estão cientes de que o acordo de agosto de 2018 entre Tsipras e os credores da Grécia, o de uma enganosa “divulgação de memorandos”, é baseado no cenário mais otimista para a economia internacional. Questionado em Thessaloniki sobre as consequências de uma possível desaceleração econômica internacional, o ultra-liberal Sr. Mitsotakis, descartou essa eventualidade e pediu uma … virada neo-keynesiana da UE, citando exemplo, a necessidade de moderação de medidas de austeridade na Alemanha.

Certamente, por trás de tais hesitações, por trás da linguagem aveludada da construção de consenso, estão todas as escolhas inflexíveis que a classe capitalista exige hoje para a Grécia:

– A Mitsotakis anunciou a revogação imediata de todas as restrições ambientais e de uso da terra que poderiam prejudicar os investidores, mesmo com restrições mínimas de saúde e segurança, para qualquer novo negócio . Dentro deste conjunto de medidas, é necessário sublinhar a “flexibilização”dos Acordos Coletivos, que permite aos capitalistas pagar a empregados qualificados, em certas regiões ou setores, o salário mínimo legal (650 euros por mês) em vez do salário convencional concedido. para essas categorias.

– Anúncio de uma rápida aceleração das privatizações, começando com a conclusão da venda com desconto de uma imensa terra costeira, em Elliniko in Attica, imobilizador do grupo privado Latsis, a venda do aeroporto de Atenas, privatização. da empresa pública Greek Petroleum (que controla uma das maiores refinarias do Mediterrâneo), a privatização da empresa pública de gás natural. Novamente, e isso não é segredo, o projeto de privatização da grande empresa pública de eletricidade já está em preparação, o que nenhum governo até agora ousou fazer.

– Na questão dos impostos quentes, a Mitsotakis anunciou uma redução imediata no imposto de renda das empresas, de 28% hoje para 24% no ano atual, para 20% em 2020, além de dividendos para acionistas de 10% a 5%. É um presente importante para os capitalistas. Ao mesmo tempo, cortes de impostos para cidadãos comuns serão insignificantes. Mitsotakis anunciou a redução da taxa de imposto de renda pessoal, mas apenas nos primeiros 10.000 euros de renda, dos quais 8.648 já estão isentos de impostos! As taxas de IVA, o imposto sobre o consumo popular, permanecerão inalteradas até o final do mandato de quatro anos.

– A questão do imposto predial específico, conhecido como ENFIA, que afeta o ônus da habitação, é a questão sobre a qual a Nova Democracia deseja fundar sua aliança com a classe média. A redução gradual do imposto ENFIA, cujo objetivo é a redução final média de 50%, beneficiará os proprietários dos bens de valor significativo, enquanto essa medida trará apenas migalhas ao grande número de famílias populares.

– Por fim, sobre a questão crítica da renegociação de “superávits orçamentários sangrentos”, fixados anualmente em 3,5% do PIB, concedidos por Tsipras aos credores pelo pagamento da dívida pública, a Mitsotakis teve o cuidado de reconsiderar sua compromissos pré-eleitorais. Adiou o tratamento da questão para um futuro indefinido, enfatizando que pretendia colocá-la de volta no tapete somente após acordo dos credores e dizendo esperar sobre esse assunto o apoio de … Christine Lagarde.

Não é de surpreender que esse programa tenha sido muito bem recebido pela classe capitalista. A imprensa fez o diagnóstico de um passo resoluto, livre das contradições ideológicas às quais Tsipras estava sujeito.

No entanto, esses comentários não transmitem entusiasmo ou otimismo pela “chegada do crescimento”. No dia seguinte ao anúncio do FIT, o diário “To Vima”, propriedade do oligarca V.Marinakis (amigo de Mitsotakis), publicou um longo artigo de N. Christodoulakis, ex-ministro das Finanças do ex-governo social-liberal de Simitis. O ex-“czar” da economia grega enfatizou que as “feridas” essenciais da economia grega ainda não foram tratadas: o enorme desinvestimento, a alta porcentagem de desemprego real, a forte queda na demanda doméstica. Sob essas condições, ele escreve, apenas um grande programa de investimento público provavelmente fortaleceria o progresso do país em direção ao “crescimento”, e isso será descartado enquanto a meta “tola” de superávits de 3,5% determinar política fiscal e orçamentária. Além disso, Christodoulakis brincou com o “otimismo” de Mitsotakis, observando que os únicos investimentos de que ele estaria ciente eram projetos de produção de opiáceos na Grécia (em uma época em que o setor está em crise nos EUA). que alguns projetos de “valorização” turística desenfrearam a costa grega, ameaçando despojar o último “valor” ainda não iniciado pela crise grega. O Sr. Christodoulakis sugeriu ainda outro evento adverso: que a redução do imposto sobre o capital, aliada ao levantamento dos controles de capital, poderia levar a um novo ciclo de fuga de capital ao exterior e não a um aumento investimentos privados. Do seu ponto de vista, que não é de forma alguma o da classe trabalhadora, o socialista liberal N.Christodoulakis é, em muitos aspectos, mais relevante do que os aplausos de Mitsotakis.

A crise e a instabilidade do capitalismo grego não terminaram. O destino do governo Mitsotakis será, portanto, escrito pela resistência dos trabalhadores e da população (um fator que ninguém pode subestimar na Grécia), mas também pelos desenvolvimentos econômicos internacionais e suas conseqüências sobre uma economia local que permanece gravemente doente.

SYRIZA

Surpreendentemente, o acesso da Nova Democracia a uma maioria parlamentar independente foi tanto quanto os 31% dos votos dos eleitores do SYRIZA.

A origem deste resultado está no lado da grande aversão de grande parte dos trabalhadores e dos pobres pela Nova Democracia, especialmente pela família Mitsotakis. Na época do poder do PASOK, seu líder Andreas Papandreou usou o slogan “O povo não esquece o que significa a direita” para fortalecer e perpetuar sua hegemonia política. Por mais que esse slogan transmita demagogia e confusão, ele reflete uma experiência histórica: as linhas de demarcação dentro da população grega, cavadas durante o século passado por duas longas ditaduras e uma guerra civil.

Muitas pessoas, mesmo pertencentes aos setores do espaço politizado radical, que nada têm a ver com o partido de Alexis Tsipras, votaram no SYRIZA “tapando o nariz” para contrabalançar Mitsotakis. Mas mesmo que isso explique a manutenção das forças eleitorais do SYRIZA, ele não diz absolutamente nada sobre suas perspectivas políticas. Porque a atual política Mitsotakis está avançando nos sulcos criados por Tsipras, a saber, a imposição do terceiro memorando.

Sob o governo do SYRIZA, a vida dos trabalhadores e das classes trabalhadoras não apenas não melhorou, como também se deteriorou como resultado da implementação do memorando 3. A parcela de salários e pensões em porcentagem do PIB foi diminuida, diferentemente da participação nos lucros de capital. O salário médio real da classe trabalhadora diminuiu apesar do aumento do salário mínimo, e os salários de uma proporção crescente de trabalhadores estão se movendo em direção ao salário mínimo e por períodos mais longos de sua vida profissional. A queda do desemprego é um artifício, as estatísticas descartam as centenas de milhares de jovens forçados a emigrar e silenciam o enorme aumento no número de empregos precários. As privatizações foram “legitimadas” como inevitáveis ​​e foram estendidas pela primeira vez aos chamados setores estratégicos (portos, aeroportos, grandes infra-estruturas públicas) poupados até agora em grande parte. O emprego no setor público diminuiu e se tornou precário, com todas as conseqüências dramáticas para o funcionamento das escolas e hospitais públicos. A Lei Katrougalos (4) lançou as bases para a privatização completa do sistema público de seguros.

Em tempos de governo Trump (!) O governo Tsipras tem sido o mais abertamente pró-americano dos governos gregos desde a queda da ditadura dos coronéis. Ampliou a nova estratégia nacionalista grega no Mediterrâneo Oriental: “o eixo estratégico” com o Estado de Israel e a ditadura do Egito, a atualização técnica e estratégica das bases militares dos EUA na Grécia, a implementação de novas projetos de armas de acordo com os desejos do militarismo grego.

Os atos do governo Tsipras abriram o caminho para Mitsotakis. Ao desencorajar e frustrar massivamente as forças operárias e populares, essa política efetivamente fechou a janela histórica de esperança aberta em 2015, sem calcular que levaria a uma nova vitória para a direita. A derrota política de 7 de julho de 2019 é uma continuação da derrota política do verão de 2015.

Todos esses elementos, além do valor interpretativo das causas que nos levaram à situação atual, também determinam os limites da futura “oposição” política de Tsipras à direita. As declarações do SYRIZA, feitas no dia seguinte aos anúncios do governo na FIT, foram um monumento de embaraço político: o SYRIZA acusou Mitsotakis de tirar proveito dos resultados positivos da política de Tsipras e de “usar os ganhos” da era do SYRIZA! Como criticar a política de “superávits orçamentários” quando ela foi implementada com a assinatura do SYRIZA? Como criticar uma redução na tributação do capital quando foram eles quem a iniciaram? Como pôr em causa a flexibilização dos contratos de trabalho que eles mesmos instituíram? Como se opor às privatizações?

O projeto político de Tsipras é manter as forças eleitorais na expectativa do desgaste político dos Mitsotakis. É nessa especulação que se baseia a conclusão da virada social-liberal, anunciada pelo projeto de uma “Aliança Progressista”.

Em seu próximo congresso, o SYRIZA será um “novo” partido. A partir de agora, Alexis Tsipras fala do e-SYRIZA, o partido eletrônico, indicando a base para a construção do novo pólo do bipartidarismo, uma alternativa aos Kyriakos Mitsotakis “prontos para vestir”, tendo como modelos ideológicos Macron e Renzi.

Nesse contexto, qualquer voz dentro do SYRIZA que se autodenomina “à esquerda do grupo Tsipras” está fadada a humilhantes derrotas e marginalizações. O mecanismo de comunicação de Tsipras já está atacando publicamente Skourletis (Secretário do Partido), N. Voutsis (ex-Presidente do Parlamento), N. Filis (ex-Ministro da Educação, demitido a pedido da Igreja) e às vezes até Euclid Tsakalotos (o ministro das Finanças que assina o memorando, posando como uma “tendência de esquerda”). Mas todas essas pessoas não pertencem à Esquerda Radical, porque todos os militantes da Esquerda Radical, incluindo todas as máscaras, deixaram o SYRIZA durante o verão de 2015. As pessoas que ficaram lá dentro são veteranas do movimento Eurocomunista e partidários de um reformismo “europeu”, alguns deles lutando para serem arrasados ​​por uma mudança totalmente social-democrática, na era da submissão da social-democracia ao neoliberalismo. Os ataques a esses “dissidentes” são reproduzidos à vontade pela mídia burguesa, demonstrando que o projeto de um “novo, mais aberto e expandido” SYRIZA imposto pelo grupo Tsipras é apoiado por várias forças do sistema neoliberal. Essas forças são gratas a Tsipras por seus serviços, o estabelecimento da “paz social” e a imposição do memorando 3. Eles estão igualmente conscientes de que Mitsotakis poderia sofrer reveses políticos e que um “consenso mais amplo” seria útil para a estabilidade do sistema.

O desafio é o das perspectivas de um novo “sistema bipartido” em construção. A Nova Democracia de Mitsotakis ainda é tratada com hostilidade por um grande número de trabalhadores e pessoas pobres (como evidenciado pelos resultados das eleições de 7 de julho nos bairros operários), o novo SYRIZA Alexis Tsipras ainda está longe da estabilidade e a determinação do antigo PASOK de Papandreou e Simitis, e o capitalismo grego permanece fraco e está ansiosamente contemplando a perspectiva de uma nova crise internacional.

É a partir dessa paisagem e de suas contradições que a necessária reconstrução das forças da esquerda radical será posta à prova em um futuro próximo.

A esquerda além do SYRIZA

Os desenvolvimentos atuais só podem fazer sentido à luz do fracasso da esquerda além do SYRIZA. Porque é fato (inscrito nos resultados das eleições de 7 de julho) que a Esquerda Radical, em todas as suas versões, não foi capaz de construir uma alternativa credível e unificadora à austera deriva neoliberal do SYRIZA e sob a ameaça do retorno da direita.

Podemos encontrar algumas justificativas. As condições sociais objetivas tornaram-se particularmente difíceis, deixando cada vez menos espaço para a ação política de trabalhadores e jovens. A frustração da derrota de 2015 teve um papel paralisante. Mais uma vez na história, os efeitos paralisantes da derrota tiveram um impacto mais negativo sobre aqueles que lutaram contra a linha que produziu a derrota, que alertaram contra essa deriva.

Mas o debate sobre circunstâncias atenuantes não tem mais valor. Devemos nos voltar para problemas políticos, porque somente orientando o debate nessa direção a possível reconstrução poderá ocorrer.

As eleições de 7 de julho foram para o KKE (Partido Comunista da Grécia) uma rara oportunidade política. Centenas de milhares de pessoas estavam prontas e dispostas a deixar o SYRIZA. À esquerda, não havia ameaça séria; pelo contrário, centenas de ativistas de diferentes sensibilidades expandiram suas listas de candidatos. O resultado (5,3%) não atendeu às expectativas, apesar dos 10 anos de crise e das grandes lutas sociais. O isolamento no imobilismo revela o conservadorismo de sua linha política (evitar qualquer iniciativa política sob a justificativa de condições ainda imaturas) e o sectarismo de seus métodos de ação, de evitar qualquer forma de unidade, tanto no movimento. somente no nível da esquerda política. Pela primeira vez em anos, diferenças na liderança do KKE estão se convidando para o debate público. Entre aqueles que insistem na “resiliência” do partido e aqueles que começam a apoiar certas “aberturas” para reivindicar uma influência mais ampla para o partido.

ANTARSYA, que rejeitou pela segunda vez (após as eleições de 2015) propostas de cooperação política e eleitoral com a Unidade Popular (LAE), afundou no fracasso, obtendo apenas 0,41% das vozes. No interior, as tendências centrífugas se tornaram intensas. Será difícil preencher a lacuna entre aqueles que insistem no caráter de “frontal” de ANTARSYA (principalmente o Partido Socialista dos Trabalhadores – SEK) e aqueles que buscam o caminho para “um novo Partido Comunista” (principalmente a Nova Corrente de Esquerda NAR), especialmente como resultado de conflitos e divisões declarados nos níveis local e regional.

A Unidade Popular (LAE) sofreu uma derrota esmagadora ao obter apenas 0,28% dos votos nas eleições nacionais, depois dos 0,6% obtidos nas eleições europeias. Este é o fim de uma jornada e um projeto inaugurado em 2015 pela divisão do SYRIZA e a partida da plataforma à esquerda. O componente interno mais importante do LAE (a corrente de esquerda, liderada por P. Lafazanis), assolado pelas dificuldades políticas do período 2015-2019, retornou às tradições “frente populistas” e a uma visão centralista de políticas com a personalidade do líder. Uma visão herdada dos anos de sua primeira constituição dentro do KKE. O principal problema do “frente populismo” na situação atual na Grécia é sua abordagem “amigável” ao nacionalismo grego, inserida em uma suposta estratégia de luta pela “independência nacional”. Essa linha política falhou. Ela foi condenada pela maioria dos que seguiram o LAE em 2015 e também por aqueles que buscaram uma alternativa após seu desencanto com o SYRIZA.

Essa falha geral cria em todos os casos novas condições. A reconstrução da esquerda radical será precedida por uma nova conexão com os movimentos de resistência social, os locais de trabalho, o movimento antifascista e anti-racista, o movimento das mulheres, as ações contra o extrativismo e a ameaça de mudança. mudanças climáticas, na mobilização contra a repressão, etc. A reconstrução consiste em reunir forças em torno de uma estrutura política radicalmente de esquerda e, ao mesmo tempo, reunir pessoas, concretas, decisivas … Nesse sentido, a reconstrução está ligada ao reforço de uma visão unitária de ação e de operação. Essa visão parece adquirida para um amplo setor de ativistas. Uma tendência que foi expressa por organizações de esquerda radicais que, há algumas semanas, tornaram públicas suas intenções, por um texto comum assinado por DEA (Trabalhadores Internacionalistas de Esquerda), ARAN (Reconstrução à Esquerda), «Confrontation», «Rencontre» (5).

A reconstrução da esquerda radical na Grécia pode levar tempo e exigir esforços conscientes e organizados. Mas este é um caso de recursos ativistas reais (talvez mais importantes do que em muitos outros países europeus), um potencial que acumulou uma experiência valiosa nos últimos anos. É isso que nos permite esperar que, em um futuro próximo, possamos retornar mensagens otimistas aos nossos camaradas internacionais novamente.

 

 

NOTAS

(1) É um “fórum” de empresários, políticos e convidados internacionais, organizado todo mês de setembro em Thessaloniki, sobre desenvolvimentos econômicos, políticos e geopolíticos.

(2) A família Mitsotakis é uma das grandes “famílias” políticas da Grécia. Konstantinos Mitsotakis, o pai do atual primeiro-ministro, era membro da União do Centro, que ele deixou em 1965 para se juntar às intrigas políticas do rei. Segundo o PASOK, essa “traição” preparou a imposição da ditadura em 1967. Depois de 1977, Mitsotakis se juntou à direita e se tornou o líder da ala neoliberal do ND. Kyriakos Mitsotakis era um quadro de tamanho médio dos governos de direita. Ele se tornou o líder do ND em 2015, quando a vitória do SYRIZA levou à expulsão da extrema direita de Samaras e da ala “direita” de Karamanlis.

(3) Yorgos Gennimatas, cenário histórico do PASOK. Atualmente, ela está à frente de um pequeno e social-partido social-democrata, o KINAL – Movimento pela Mudança – que representa a continuação do PASOK, enquanto é visto mais amplamente como um partido “em transição”. Grande parte da antiga liderança do PASOK já se mudou para o SYRIZA, uma minoria de ex-ministros que se mudou para o ND.

(4) Katrougalos, ex-líder do KKE, era ministro do Trabalho do SYRIZA. O instigador de uma lei extremamente neoliberal sobre aposentadorias. Após o clamor público, ele se tornou vice-ministro das Relações Exteriores. Hoje ele faz parte do círculo de líderes em torno de Tsipras.

(5) A DEA e a ARAN agiram no âmbito da ALE. O “Confrontation” vem de ANTARSYA, é principalmente o ramo juvenil de uma divisão anticapitalista vinda do NAP. “Encounter” é composto por ativistas da Esquerda Radical que deixaram o SYRIZA em 2015 e nunca participaram da ALE.

Marcado como:
grécia