Pular para o conteúdo
MUNDO

Deputados são libertados no Paquistão

Secretaria de Relações Internacionais do PSOL
Asian Marxist Review

Recebemos com alegria, a informação que após 116 dias presos, ontem dia 18 de setembro o Tribunal de Peshawar concedeu fiança e deputados da Assembleia Nacional do Paquistão Ali Wazir e Moshi Dawar foram soltos.

Na manhã de domingo, 26 de maio de 2019, ocorreu um protesto contra os abusos e a violência policial, numa busca militar a um suposto assalto. O protesto aconteceu no posto de controle de Kharqamar, Boya, no Waziristão do Norte, Paquistão.

Ali Wazir e Mohsin Dawar, Deputados da Assembléia Nacional do Paquistão, chegaram ao local para apoiar o protesto em uma caravana de Bannu. Uma onda de entusiasmo surgiu entre aqueles que protestavam contra essa brutal operação de busca militar na área. Os manifestantes começaram a gritar palavras de ordem e um confronto se instalou entre os manifestantes e as tropas militares, que estavam sitiando a área.

No confronto, os militares dispararam contra os manifestantes, atingindo dezenas de pessoas e deixando três manifestantes mortos e 45 feridos, de acordo com um comunicado militar. Neste confronto, uma bala das forças do estado também teria ferido o deputado Mohsin Dawar.

Mohsin Dawar e Ali Wazir foram eleitos membros da Assembleia Nacional em julho de 2018, representando o Waziristão do Norte e o Waziristão do Sul. Meses antes de suas eleições, ambos surgiram como líderes populares do Movimento Pashtun Tahafaz (Defesa) – PTM.

A etnia Pashtun constitui a terceira maior comunidade étnica do Paquistão e habita em grande parte na área que faz fronteira com o Afeganistão. De fato, esta região foi submetida a falsas representações por forças coloniais britânicas por mais de um século.

O PSOL condenou em nota estas prisões arbitrárias. Inclusive o deputado David Miranda (PSOL-RJ) encaminhou a embaixada do Paquistão no Brasil um pedido de esclarecimentos e defesa dos direitos humanos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Nas principais mobilizações e protestos dos últimos 4 meses, militantes, ativistas, partidos, movimentos e organizações no Brasil e internacionalmente realizaram uma campanha pela libertação dos parlamentares.

A solidariedade internacional é um dos pilares da luta dos povos de todo o planeta e elemento fundamental na luta pelos diretos trabalhistas, sociais, democráticos e humanos. Neste momento de felicidade, recebam nossa solidariedade e confraternização, lutadores e lutadoras do Paquistão, os deputados Ali Wazir e Moshi, seus familiares, camaradas do PTM e da organização “The Struglle” – A Luta (da qual Ali Wazir é dirigente).

Viva a solidariedade Internacional entre os povos!

Marcado como:
paquistão