Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

13A: Confira como será o dia de luta pela Educação em Macaé (RJ)

Atividades terão início às 11h, na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, com exposições de projetos, rodas de conversa e apresentações de trabalhos da UFF e do IFRJ. A partir das 17h, terá início a caminhada, saindo da mesma praça. Confira abaixo a convocatória.

da redação
“Nas últimas semanas o governo Bolsonaro anunciou um corte de mais de 30% em todas as áreas da educação pública do país, atingindo Hospitais Universitários, Museus, Institutos de pesquisa e fomento à produção tecnológica, escolas de educação básica, e universidades de todo o país. O grande corte havia sido anunciado contra a UNB (Universidade de Brasília), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), e UFBA (Universidade Federal da Bahia), por terem sido universidades atuantes na luta contra as propostas obscurantistas e de caráter fascista de Bolsonaro ainda na campanha eleitoral de 2018; no entanto não se resumiu a estas, e nem somente ao ensino superior público, avançando para o ensino básico também.
Os Conselhos Universitários aprovam REPÚDIO ao Programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). Este programa implementa um projeto do atual governo que se desobriga com o financiamento das instituições federais de ensino superior, as responsabilizando pela captação dos recursos necessários ao desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, institui a lógica do mercado como uma nova estrutura de funcionamento da educação pública e de sua função social. Para tanto, o Future-se deturpa a concepção de autonomia defendida historicamente pela comunidade universitária. Em seu lugar, apresenta a “autonomia financeira” em substituição ao financiamento público previsto na Constituição Federal. O “Programa Future-se” prevê meios privados de autofinanciamento dos Institutos e Universidades Federais, distorcendo o princípio constitucional de financiamento público do ensino superior. O governo Federal tenta introduzir a Universidade Pública na lógica própria da dinâmica da competitividade do mercado, visando transformá-la numa corporação privada, que se submeta aos interesses empresariais dos diversos segmentos e ramos comerciais
Para além deste nítido ataque contra a educação o governo de Bolsonaro propõe por meio de seu Ministro da Economia Paulo Guedes uma reforma da previdência perversa, que desmonta o atual modelo de solidariedade social, seguridade, e previdência.
São muitos os pontos negativos e contraditórios que o governo vem anunciando e operando na sociedade: a não demarcação das terras indigenas, a entrega da Floresta Amazônia, a liberação estarrecedora de agrotóxicos para o agronegócio, a negação e a legitimação da ditadura militar de 64, uma política de segurança pública que incita a violência e reforça o racismo estrutural, a entrega de Petrobras, dos Bancos Públicos e dos Correios; o ataque a liberdade politica e sindical, o ataque a autonomia universitária e as universidades, e etc…é tanta coisa ruim que tem vindo desse desgoverno que é dificil elencar!
O governo Bolsonaro com suas políticas orçamentárias irresponsáveis retira o povo brasileiro do orçamento da União, priorizando o pagamento de amortização de títulos da dívida pública para grandes instituições financeiras . Enquanto isso o futuro da ciência, da soberania nacional, da produção científica, e a educação são sucateados para um nítido fim de privatizar, nos tornando um país que não tem futuro para suas gerações e seu povo, que ficará sem educação, sem emprego e sem garantia de uma seguridade social.
Contra isso convocamos toda a população de Macaé a participar no dia 13/08 de um dia de manifestação e conscientização da população começando às 11h00min, na Praça Veríssimo de Melo, no Centro. Teremos exposições de projetos, rodas de conversas e apresentações de trabalhos que as universidades e escolas prestam hoje na cidade. Ao final do dia sairemos em um ato na rua com a concentração a partir das 17h00min também na Praça Veríssimo de Melo.”
Assinam essa convocatória:
Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense
Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
DCE- Fernado Santa Cruz
UFF Macaé
UFRJ Macaé
Conselho Universitário da UFF
SINTUFF
SINTUFRJ
SINPRO Macaé e Região
Centro Acadêmico Organização Estudantil XV de Maio – Direito UFF Macaé
NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas)
LASCOM (Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Macaé)
RUA – Juventude Anticapitalista
União Juventude Comunista
Movimento Universidade Popular
Movimento Correnteza
Juventude do Partido dos Trabalhadores -JPT
Articulação Popular – ArtPop
Juventude da Articulação de Esquerda – JAE
Partido dos Trabalhadores – PT Macaé
Partido Socialismo e Liberdade – PSOL Macaé
RENAFRO- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Movimento Cabeça
CA-Bio Macaé
CAIQ Cássia Curan Turci – Centro Acadêmico Integrado de Química
Grêmio Edson Luís – IFF Macaé
Grêmio Estudantil Nelson Mandela – CAp Macaé
Frente de Ação Resistência Livre
JCR – Juventude Contra a Reforma
GARJ – Grupo de Argumentação Resistência Jovem
Afronte! Juventude Sem Medo – Macaé
Resistência – PSOL Macaé
SINDIPETRO – NF
Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE Núcleo Macaé
CSP-CONLUTAS
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado – PSTU Macaé
Frente de Lutas de Macaé Contra a Reforma da Previdência
Sindicato dos Servidores Públicos – SindServ Macaé
Partido Comunista do Brasil – PCdoB Macaé
Marcado como:
13A / uff