Pular para o conteúdo
MUNDO

PSOL: Solidariedade ao povo de Porto Rico!

Leia a nota da Executiva do PSOL, em apoio aos protestos do povo de Porto Rico

PSOL Nacional
Victor Herege

O PSOL expressa sua solidariedade com o levante do povo de Porto Rico em sua luta contra o corrupto Governador Ricardo Rosselló. Após uma semana de protestos massivos exigindo a renúncia do governador e seus assessores, a repressão policial continua, mas os protestos crescem na capital San Juan e se estendem na ilha. Em 17 de julho, mais de 350 mil pessoas marcharam pelas ruas da capital, uma concentração sem precedentes.

O levante se iniciou após as prisões de várias lideranças governamentais como a ex-secretária  de Educação, Julia Keleher. Keleher utilizou contratos públicos para favorecer pessoas próximas e implementou uma política de privatização do sistema de educação pública, além de promover o fechamento de mais de 400 escolas.

Neste cenário, o estopim da revolta foi o vazamento de mensagens nas quais o Governador Rosselló e funcionários de sua administração e alguns assessores revelam uma grande quantidade de delitos como obstrução da justiça, despedir pessoas por razões políticas, retaliar líderes de oposição, usar fundos públicos para fins privados, entre outros. Tudo isso permeados por mensagens machistas, homofóbicas e racistas dos participantes, exemplificando a mentalidade daqueles que governam o país como se fosse sua propriedade privada, com desprezo total pela população, ainda que publicamente se apresentem como o contrário.

O PSOL declara todo apoio ao povo porto-riquenho que se levanta, e se reúne na solidariedade internacional em defesa das manifestações democráticas, contra a repressão realizada pelo governo Rosselló e exigindo sua saída do cargo.

Expressamos nossa admiração pela luta persistente do povo de Porto Rico, exemplo para as lutas do mundo. Exigimos a libertação das pessoas detidas ou acusadas como resultado de participação nesta resistência. Nos unimos ao chamado à renúncia imediata do Governador Ricardo Rosselló.

Porto Rico se levanta!
Todo apoio desde o Brasil!

Executiva Nacional do PSOL
23 de julho de 2019

Marcado como:
Porto Rico / psol