Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Diretoria perde eleição no Sinteps/SP e não quer entregar direção da entidade para Chapa 2

CSP-Conlutas

Sirlene Maciel, da chaoa eleita

A eleição da nova diretoria do Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza do Ensino Público) foi realizada nos dias 25 e 26 de junho de maneira transparente, com ampla participação da categoria e sem registro de quaisquer tipos de irregularidades durante o seu decorrer. Entretanto, ao final, não aconteceu o que seria normal e esperado pela categoria e pela chapa vencedora: a entrega da direção do sindicato para quem foi escolhido majoritariamente pelos trabalhadores(as) do Centro de Educação Paula Souza.

O resultado das eleições deu vitória à Chapa 2 – “Oposição Muda Sinteps”. Foram 800 votos para a Chapa 2 e 730 votos para a Chapa 1. Houve ainda 24 votos em branco e 26 nulos. O resultado foi, inclusive, reconhecido por membros da Chapa 1 e também por parte da Comissão Eleitoral, formada por membros indicados pela chapa da situação.

Contudo, mesmo após o reconhecimento da vitória , de maneira arbitrária, alguns dias após ter expirado o período para a interposição de recursos contra o resultado, a Comissão Eleitoral acatou recurso apresentado pela Chapa 1.

O tal documento apresenta, de forma vaga, alegações de que filiados não tiveram oportunidade de exercer seu direito de voto e que isso resultou em vitória para a Chapa 2. Contudo, tais afirmações não se provam com os registros que documentam o processo eleitoral. O recurso e seu acatamento apenas confirmam que o setor derrotado para a condução do Sindicato quer de forma arbitrária ficar na direção da entidade a todo custo, ainda que contrarie a votação.

A presidente da chapa eleita, Sirlene Maciel, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, salienta que após 25 anos da mesma gestão no sindicato, as trabalhadoras e trabalhadores votaram a favor da mudança dos rumos do Sinteps. “Infelizmente, a chapa derrotada não aceita e quer tentar por meio de um golpe ficar na direção à revelia da categoria. Esse desrespeito mostra a falta de compromisso com a luta dos trabalhadores e com a própria entidade sindical”, diz Sirlene.

Por este motivo, a Chapa 2 solicita a recusa do recurso que foi protocolado fora de prazo e posse imediata da chapa vencedora.

“Nós não vamos aceitar essas manobras e tomaremos todas as medidas legais cabíveis e contamos com apoio da categoria para fazer cumprir a voz das urnas”, reforça a presidente eleita do Sinteps.

 

Abaixo-assinado pelo reconhecimento da vitória e posse da Chapa 2

Denúncia da Chapa 2 sobre o golpe que a chapa perdedora está tentando aplicar está nas redes sociais

Marcado como:
sindicato