Vitória da greve dos municipários de Florianópolis

Marcos Canguru e Vinicyus Melo, de Florianópolis, SC

Neste dia 17 foi encerrada a vitoriosa greve dos municipários, com menos de uma semana de paralisação a categoria impôs ao prefeito Gean Loureiro uma derrota e conquistou quase a totalidade de sua pauta econômica da data base. Entre as conquistas o destaque para o pagamento imediato do piso nacional do magistério aos professores em início de carreira (incluindo os temporários), o pagamento de mais uma parcela do plano de carreira do quadro civil (que significa aumento real para vários setores) e a realização de concurso público com várias funções, desde todas as áreas da educação, até cargos do quadro civil que não possuíam concurso desde 1995, como coveiro e mecânico. O acordo prevê o concurso para ocorrer ainda este ano.

Além da vitória econômica a assembleia de hoje aprovou por unanimidade o enfrentamento, junto às demais categorias da classe trabalhadora, contra a reforma da previdência. Mesmo após o fim da greve a categoria se comprometeu a se manter na luta contra a reforma da previdência do governo Bolsonaro e votou uma carta exigindo das centrais sindicais que continuem mobilizando para que a reforma seja completamente derrotada.

A Resistência, força política que atuou na linha de frente junto a mesa de negociação, ressalta a qualidade combativa dessa categoria que mantém seu histórico de luta e é exemplo de unidade e resistência! Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.