Pular para o conteúdo
BRASIL

Contra Bolsonaro, Seremos Marielle!

Larissa Brisolla*
Florescer por Marielle

“A noite não adormece nos olhos das mulheres”.

Faço das palavras de Conceição Evaristo as minhas enquanto sigo a luta de uma mulher covardemente silenciada cuja voz estrondosa grita, ecoa e abala as estruturas da Casa Grande. O vale da sombra e da morte é o caminho dos senhores e dos feitores, dos capitães do mato, dos monarcas, patrões odiosos e carniceiros odiadores, torturadores, escravocratas e milicianos, dos donos de tudo e todos que deixam por onde passam um rastro de podridão.

O nosso caminho, de espinho e flor, dói, marcado pela lembrança dos açoites, dos choques e tiros, mas emana a força dos combates outrora travados das senzalas de casarões aos porões militares e às esquinas, fábricas, ruas, campos, travados nas salas de aula, nas reservas, quilombos, favelas e ocupações de todo esse país. Nós, companheiras nesse caminho de resistência e martírio, não deixaremos calarem tua voz e seremos escudo de oposição a esse projeto sanguinário de governo; governo de homens que comemoram a tua morte pois nem a soma de todos eles chegaria um dia aos pés do que você foi em vida e do símbolo que se tornou desde que te assassinaram.

Um ano depois e sabemos quem são os bandidos que puxaram o gatilho, mas sempre soubemos quem são os que mandaram puxar; sentimos o peso da farda corrompida na faixa verde e amarela que blinda o peito de um miliciano e eu não quero ver que esse é o Brasil sem você.

Choram Marinetes, Anielles, Mônicas e Luyaras e o Brasil sente mais uma vez nesse 14 de março a ferida viva que não vai se curar até que se faça justiça, ou melhor, até que ela se faça de todos; mas a noite não adormece nos olhos das mulheres e nossos carrascos não são maiores que nossa história e eles podem até rir dentro das cúpulas e dos gabinetes, só que vai ser pra enganar o medo – se enganar na ansiedade enquanto vêem crescer a nossa força –, e não será por muito tempo, pois tua semente germina em cada uma de nós e você está em todo lugar, viva no pensamento e no coração de brasileiras de garra, que afrontam os de cima e constroem a resistência dos debaixo.

Dia 14 de março é dia de sentir o aperto da tua falta, mas o arrepio quando gritamos teu nome e você está, mais do que nunca, presente entre nós.

MARIELLE FRANCO, PRESENTE AGORA E SEMPRE!!!

*Larissa Brisolla é da Juventude da Resistência, do Afronte! da UFSCar – São Carlos e da Gestão do CA das Ciências Sociais (CAJAR – CA José Albertino Rodrigues

Marcado como:
#MarielleFranco