Pular para o conteúdo
Colunas

Leilão no Piauí: Começa a privatização da Eletrobras

Agencia Brasil

André Freire

Historiador e membro da Coordenação Nacional da Resistência/PSOL

Venda da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa) dá pontapé na entrega da empresa

Na manhã do dia 26 de julho, foi realizado o leilão de privatização da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa), na Bolsa de Valores de SP. A venda da Cepisa é apenas o primeiro passo do projeto do governo ilegítimo de Temer de privatizar as empresas de distribuição de energia controladas pela Eletrobras nas regiões Norte e Nordeste. Além da Cepisa, a meta inicial é privatizar outras cinco empresas de distribuição de energia: Boa Vista Energia (Roraima), Amazonas Distribuidoras (Amazonas), Eletroacre (Acre), Ceron (Rondônia) e a Ceal (Alagoas).

No dia 27 de junho, uma liminar do ministro do STF, Ricardo Lewandowski, proibiu a venda da Ceal, sem prévia autorização do Congresso Nacional. O mesmo critério deveria valer para as demais distribuidoras de energia. Ou seja, não se poderia realizar os leilões de privatização sem prévia autorização do poder legislativo.

Mas, infelizmente, o vice-presidente do STF, Dias Toffoli, negou uma liminar que pedia a suspensão do leilão, impetrada pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).

A federação nacional da categoria e os sindicatos que representam os trabalhadores das seis empresas de distribuição de energia que constam do plano imediato de privatização realizaram uma greve de 48 horas.

A Cepisa foi vendida a preço simbólico: apenas R$ 50 mil. A direção da Eletrobras e o governo Temer alegam que as dívidas da empresa justificam esse preço irrisório. Mas, esquecem do grande patrimônio da empresa e da importância dos seus investimentos para o povo do Piauí.

A Cepisa foi praticamente doada para a Equatorial Energia – uma holding que já controla a Cemar, no Maranhão, e a Celpa, no Pará. Uma empresa de capital pulverizado, que tem entre as suas acionistas o Opportunity.

A luta contra a privatização da Eletrobras e de suas empresas de distribuição de energia deve constar da pauta de reivindicação do Dia Nacional de Lutas e Paralisações, convocado pelas centrais sindicais para o dia 10 de agosto. O próximo leilão está previsto para o dia 30 de agosto.

A FNU e seus sindicatos também devem cobrar dos pré-candidatos a Presidência da República que se posicionem contra a privatização da Eletrobras e a favor da revisão da venda absurda da Cepisa.

O Senado Federal pode pautar, ainda antes das eleições de outubro deste ano, logo depois do recesso parlamentar, a autorização para a venda das empresas de distribuição de energia da Eletrobras, assim como a autorização para a venda de mais ativos da Petrobrás. Esta autorização já foi votada na Câmara dos Deputados.

Mais do que nunca é necessário um amplo movimento de mobilização, unitário e nacional, que busque evitar mais essa nova leva de privatizações, que tanto mal fará para a economia de nosso país, e deixará ainda mais cara as tarifas de energia e o preço dos combustíveis.

LEIA MAIS

Os efeitos práticos da privatização da energia: O exemplo de Goiás