Pular para o conteúdo
MUNDO

López Obrador (AMLO) é eleito presidente do México

Por: André Freire, colunista do Esquerda Online
Encerramento da campanha de Obrador, em Acapulco. Foto divulgação Morena

Encerramento da campanha de Obrador, em Acapulco. Foto divulgação Morena

O resultado oficial das eleições deve ser anunciado somente na quarta, dia 04, quando deve terminar a apuração. Mas institutos de pesquisas confirmam a vitória de Andrés Manuel López Obrador (AMLO, como é conhecido) nas eleições para presidente do México, neste último domingo, dia primeiro de julho.

Segundo o Instituto Consulta Mitofsky, AMLO deverá ter entre 43% a 49% dos votos. Mas, em algumas outras previsões, como por exemplo, do Instituto Nacional eleitoral, já apontam que ele poderá obter mais de 50% dos votos válidos.

Lembrando que nas eleições presidenciais no México não existe segundo turno, simplesmente o mais votado é considerado o vencedor.
Segundo o mesmo Instituto Nacional Eleitoral, cerca de 63% dos mais de 89 milhões de eleitores mexicanos compareceram às urnas. Numa eleição realmente histórica.

Embora ainda não existam a confirmação dos dados oficiais, os dois principais candidatos que disputaram o pleito com AMLO já reconheceram sua vitória: Ricardo Anaya (PAN) e José Meade (PRI).


Vitória também para a Câmara, Senado e governos regionais

O Partido de AMLO, Movimento Regeneração Nacional (MORENA) saiu vitorioso também nas eleições para a Câmara de Deputados, Senado e nas eleições de governos regionais.

O MORENA deve ser confirmado como o partido que contará com mais cadeiras de deputados e senadores. Essa liderança ainda deve se ampliar, podendo chegar a maioria, com a eleição de parlamentares dos partidos que compuseram a coligação “Juntos Faremos História”, que apoia AMLO para presidente: o Partido do Trabalho (PT) e o Encontro Social.

Nas eleições para os governos regionais, MORENA deve eleger cinco governadores em nove. Nos seguintes estados: Cidade do México (Distrito Federal), Veracruz, Morelos, Chiapas e Tabascos.

Outro grande destaque da vitória do MORENA está na eleição da Cidade do México, onde pela primeira vez na história, uma mulher estará à frente do governo do Distrito Federal: Cláudia Sheinbaum. Ela derrotou a candidata do PRD, que controlava este governo há vários mandatos.

O significado e os limites da vitória de AMLO
Esse resultado, de conjunto, representa uma derrota importante para as forças reacionárias mexicanas, especialmente para o PRI.
Este partido já chegou governar o México por mais de 70 anos consecutivos. O atual presidente era do PRI que foi claramente rechaçado nas urnas, amargando um terceiro lugar, longe de qualquer possibilidade de vitória.

A imprensa vem apresentado o novo governo do MORENA e seus aliados como uma ameaça de esquerda. Diante da vitória inconteste, AMLO já busca tranquilizar o mercado, dando garantia ao respeito aos contratos e a propriedade privada, uma política econômica de rigor fiscal e independência do Banco Central.

Independente do programa reformista de AMLO e da MORENA – dentre outras coisas, não se define pelo socialismo -, sua ascensão ao governo, um fato inédito na história do país, vai aumentar as contradições entre México e EUA, especialmente diante da política imperialista e protecionista de Trump, especialmente em temas como imigração e sobre a validade do NAFTA.

As possibilidades reais de mudança virão da disposição de luta do povo trabalhador e da juventude mexicana. Para essas lutas a vitória de AMLO, junto com a derrota do PRI e do PAN, representa um impulso importante.

FOTO: Encerramento da campanha de Obrador, em Acapulco. Divulgação Facebook Morena

Save

Marcado como:
México