Pular para o conteúdo
BRASIL

Urgente: Prefeitura de Santo André chantageia servidores e não respeita direito a greve

Por Venâncio Favero, de Santo André, SP

Após todos os tramites legais terem sido feitos no prazo correto, a Prefeitura de de Santo André, do prefeito Paulo Serra, do PSDB, envio um e-mail, no final da tarde dessa quinta-feira (24), dizendo não reconhecer como legítima a paralisação marcada pelos servidores para essa sexta, dia 25 de maio. No e-mail, a Prefeitura diz que “não ordenou” o fechamento das unidades escolares, e que as mesmas devem estar abertas e funcionando normalmente no dia. Isso é uma afronta ao direito democrático de greve e reivindicação.  

Paulo Serra e o PSDB não têm que ordenar nada
Greve é direito. Os trabalhadores que decidem quando, onde e como vão exercer esse direito. A tentativa da Prefeitura de Paulo Serra em impedir os servidores andreenses de exercerem esse direito é mais um episódio da escalada reacionária e antidemocrática que aflige o Brasil. Enquanto no plano federal o partido de Paulo Serra, o PSDB, votou pelo golpe parlamentar que depôs a presidenta democraticamente eleita Dilma Rousseff, no plano municipal quer impedir no supetão o direito a livre manifestação.

Pelo reajuste salarial
Enquanto o PSDB de Paulo Serra vota junto com o governo ilegítimo de Temer pela retirada de direitos, pelo fim da CLT, pelo congelamento dos gastos públicos, pelo fim da aposentadoria, entre outras medidas, aqui na cidade os privilégios dos poderosos são mantidos e os salários daqueles que trabalham e servem à cidade só encolhem. O prefeito se recusa a reajustar os salários dos servidores em 3,07% (reposição da inflação calculada pelo IPC/DI-FGV), além de também se recusar a incorporar mais R$100,00 nos salários em relação ao retroativo de 2017.

Paralisação está mantida
O sindicato dos servidores de Santo André informou que a paralisação está mantida e irá ocorrer no Paço Municipal, nesta sexta-feira (25), às 17h, conforme aprovado pelos servidores da cidade em assembleia.