Pular para o conteúdo
CULTURA

Livro com textos inéditos de Carolina Maria de Jesus será lançado em São Paulo

Carolina, no lançamento do livro “Quarto de Despejo”

Lançamento ocorre no dia 18. Escritora completaria 104 anos neste dia 14 de março

DA REDAÇÃO

A imagem da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) permanece associada ao livro “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada”, publicado em 1960, com textos sobre a sua vida e a de seus três filhos em uma favela em São Paulo e do cotidiano de uma catadora de papel. A escritora tem despertado cada vez mais o interesse do público, em grande parte porque o texto é um sopro de esperança em meio ao cenário atual, de exclusão, preconceito, extermínio da população negra e, agora, ocupação militar nas comunidades do Rio de Janeiro.

Mas a produção literária de Carolina vai muito além de seu livro-diário. Parte dos contos, poemas e fragmentos estão reunidos no livro “Meu sonho é escrever – Contos inéditos e outros escritos”, incluindo um conto sobre a escravidão, a partir da vida de seu pai.

A organizadora do livro, a professora Raffaella Fernandez, foi em busca do material no acervo da Biblioteca Nacional e em outros locais, com a ajuda da filha de Carolina. Ao todo, são mais de cinco mil páginas e sete romances ainda inéditos. “Eu espero que a gente consiga cada vez mais publicá-la — se possível, as obras completas”, afirmou, em entrevista ao site da revista Bravo.

Carolina de Jesus ajeita o lenço da atriz Ruth de Souza. Foto: DivulgaçãoDivulgação
Carolina de Jesus ajeita o lenço da atriz Ruth de Souza. Foto: Divulgação

LANÇAMENTO
A obra será lançada no dia 18 de março, às 18h, no Centro Cultural Galeria Olido, na Avenida São João, 473, em São Paulo, como parte da Mostra de Literatura Negra Ciclo Contínuo que acontece entre 16 e 18 de março. A atividade conta com a participação de Raffaella Fernandez, organizadora do livro, Fernanda Rodrigues de Miranda, pesquisadora de Carolina Maria de Jesus, além da filha e netos. Depois do lançamento, às 19 horas, Renato Gama & as Pastoras do Rosário vão interpretar músicas que a Carolina Maria de Jesus compôs. A entrada é gratuita.

O livro “Meu sonho é escrever”, de Carolina Maria de Jesus, pode ser comprado pela internet. A editora Ciclo Contínuo Editorial e o Alma Preta abriram uma pré-venda da obra até o dia 16/03, com outro livro de brinde e frete grátis. O livro pode ser comprado neste link.

SAIBA MAIS

Meu sonho é escrever: um brinde à Carolina como escritora – Fernanda Sousa

Save

Save