Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

ABC teve forte dia de luta, com paralisações de ônibus, fábricas e refinaria

Ato contra a reforma da previdência em SBC no dia 16/2, em frente ao histórico Estádio 1o de maio (Estádio da Vila Euclides)

DIA NACIONAL DE LUTA / No ABC paulista o dia 19 foi de muita luta e paralisação de importantes categorias. Os rodoviários de Santo André paralisaram com piquetes nas garagens a partir das 04h.

João Gabriel, do coletivo Resistência Petroleira, em ato na Refinaria Capuava

Petroleiros da Refinaria Capuava, na cidade de Mauá, decidiram paralisar as atividades por 24 horas em uma assembleia pela manhã e os metalúrgicos paralisaram as atividades em todas as fábricas. A paralisação de 24h atingiu todas as montadoras – Volks, Scania, Mercedes Benz e Ford – e também as demais fábricas. Diversos trabalhadores fecharam os portões das fábricas, mas não houve fechamento da via Anchieta, apesar da disposição de luta da categoria.

As categorias mostraram muita disposição de luta, mas não foi construído ato unificado com os trabalhadores, o que mostra que é possível avançar ainda mais.

A região já havia demonstrado sua indignação contra a reforma na última sexta-feira, quando em ato da Frente Povo sem Medo do ABC e do Comitê contra as Reformas, cerca de 2 mil pessoas tomaram as ruas do centro de São Bernardo. Destaque no ato foi a participação da ocupação Povo sem Medo do MTST e do PSOL de diversas cidades da região.