Pular para o conteúdo
BRASIL

Pelo fim da violência no campo, solidariedade aos moradores do acampamento Hugo Chávez, em Marabá, PA

Por Benedito Tavares, de Marabá, PA

Na última segunda-feira (11), o acampamento Hugo Chávez, em Marabá, no sudeste do Pará, mais uma vez sofreu ataques a tiros, cometidos por bandos armados a mando do Latifúndio. O acampamento está na área da fazenda Santa Tereza, de propriedade dos grileiros conhecidos como irmãos Saldanha. Trata-se de uma área comprovadamente pública, que foi grilada por esses fazendeiros.

Na região do sudeste paraense existe muita tensão, visto que a fazenda Santa Tereza é só uma das mais de vinte com mandado de desocupação pela polícia, a mando da Justiça do estado. O mais impressionante é que, mesmo com os barracos já sendo desmontados, os ataques aconteceram com tiros de espingarda calibre 12 contra crianças e idosos. Mais uma vez, os responsáveis pelo avanço do latifúndio e pela destruição da floresta são o Governo Federal e o Governo do Estado, que nada fazem para punir os grileiros e realizar a reforma agrária.

Faz-se necessária, urgentemente, a mais ampla solidariedade de todas as organizações democráticas às famílias acampadas e ao MST para que a luta pela reforma agrária e pelo fim da violência no campo possam avançar em nosso país. Por um investigação séria e rigorosa do responsáveis por mais esse atentado. E punição exemplar dos jagunços e de seus mandantes.