Pular para o conteúdo
BRASIL

Boulos inaugura cozinha solidária do MTST em Curitiba

Esta é a 21ª cozinha solidária inaugurada pelo movimento no país.

Vinicius Prado*, de Curitiba, PR

Neste domingo (02/10) o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, esteve em Curitiba para a inauguração de mais uma cozinha solidária do movimento, localizada na ocupação Jardim Veneza, no Bairro Tatuquara. É a primeira cozinha comunitária do MTST no Paraná e já é a 21ª no país.

A política do MTST é de solidariedade de classe e não tem caráter assistencialista, (…) o funcionamento da cozinha está ligado ao fortalecimento dos debates e organização entre os moradores afim de construir a luta pelas demandas da comunidade.

A política de cozinhas solidárias sempre foi central para o MTST, que busca aliar a luta por moradia digna com a luta contra a insegurança alimentar que atinge milhões de brasileiros. Desde o início do governo Bolsonaro essa política do movimento tem ganhado ainda mais importância, pois com o aumento do desemprego e a inflação está cada vez mais difícil para a classe trabalhadora ter acesso a alimentação digna todos os dias.

As cozinhas solidárias do MTST oferecem às pessoas cadastradas uma refeição diária de terça a domingo. Em 2020 o movimento distribuiu cerca de 156 mil refeições, além 220 toneladas de alimentos em cestas básicas, 110 mil máscaras, 15 mil kits de higiene e 220 kits de gestantes para aproximadamente 20 mil famílias.

A política do MTST é de solidariedade de classe e não tem caráter assistencialista. A construção das cozinhas é feita a partir da organização dos próprios moradores, que são responsáveis por coordenar e operacionalizar o funcionamento da cozinha, além disso, o funcionamento está ligado ao fortalecimento dos debates e organização entre os moradores afim de construir a luta pelas demandas da comunidade.

O coordenador nacional do MTST ressaltou ainda a importância das cozinhas solidárias no atual momento histórico do Brasil “nosso povo na fila do osso, esse é o país que mais produz alimento no mundo e a carcaça de frango tá custando oito reais o quilo, nosso povo as vezes quando tem comida pra fazer não tem dinheiro para comprar o botijão de gás, que tá custando 120, olha o preço do arroz, o preço do feijão o preço da carne, comer tá virando luxo no Brasil, e por isso quando a gente inaugura uma cozinha num espaço como esse não é simplesmente dar pão a quem não tem, é um gesto de resistência e organização popular”.

Mesmo sob chuva constante neste domingo, a inauguração contou a presença de mais de 200 pessoas entre moradores da ocupação, lideranças do PSOL e MTST do Paraná, além de movimentos como MST e sindicatos e também com a presença do ex senador Roberto Requião e do vereador de Curitiba pelo PT Renato Freitas.

*Professor de História e Mestre em Educação – UFPR

Veja fotos da inauguração: