10 de Novembro: dia nacional de lutas em São Caetano do Sul
Publicado em: 11 de novembro de 2017
Por Michelle Dias Forão, MAIS ABCh
O dia 10 de novembro foi marcado por inúmeros protestos, passeatas, barricadas e atos dos/as trabalhadores/as das fábricas, servidores/as públicos, trabalhadores Não desempregados, movimentos populares e de moradia.
Sem dúvida, o Dia Nacional de Lutas retoma o fôlego para seguirmos firmes contra os ataques perversos deste governo ilegítimo e seus aliados. Lutas significativas tem travado resistência pelo país. A Ocupação do Povo Sem Medo em São Bernardo do Campo – ABC Paulista é um dos setores de maior resistência da nossa classe. Essa existência e resistência diária tem gerado frutos em outras regiões do ABC.
O MORASUL – Movimento de Moradia Popular São Caetano do Sul localizado no Bairro Prosperidade, um dos bairros mais pauperizados e esquecidos por todos os governos da cidade no que tange as necessidades da população local. A caracterização do bairro se resume em dois polos – a pobreza e a grandes indústrias geradoras de recursos exorbitantes para o cofre público.
A iniciativa da Juventude Por Mais Direitos coletando demandas e extratos da realidade dos/as moradores/as da prosperidade fez retomar a luta pelo direito à moradia que há anos não se tratava. Há três meses, o MORASUL tem se organizado sistematicamente e no dia 10 de novembro somaram com as demais lutas que se colocam contrários a retiradas de direitos. O ato contou com a participação de 50 moradores que se dirigiram até à Câmara Municipal no Centro, travando à principal avenida da cidade na luta pelo direito à melhores condições de vida e por moradias.
Abaixo segue o vídeo de um dos integrantes do MORASUL, o ativista Lucas dando o recado!
Top 5 da semana

mundo
Carta aberta ao presidente Lula sobre o genocídio do povo palestino e a necessidade de sanções ao estado de israel
brasil
Paralisação total nesta quinta pode iniciar greve na Rede Municipal de Educação de BH
marxismo
O enigma China
editorial
É preciso travar a guerra cultural contra a extrema direita
mundo