Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Governador do RN tenta aprovar a reforma trabalhista para os servidores públicos

Por Simone Dutra, Natal, RN

Na última terça-feira ( 24), mais de 4 mil servidores estaduais do Rio Grande do Norte, de diversas áreas como saúde, educação básica, do ensino médio e superior, segurança, do fisco estaduais, entre outros, participaram de um ato público em frente à Governadoria. Esta atividade foi organizada pelo Fórum dos Servidores Estaduais do RN que aglutina mais de 10 sindicatos das várias categorias.

As reivindicações são o pagamento dos salários em dia e a retirada do pacote de maldades contra os servidores e os serviços públicos pelo vice-governador Fábio Faria (PC do B), que assumiu interinamente o governo estadual enquanto o Governador, Robinson Faria (PSD) participava de uma caravana com 400 pessoas no Vaticano, para canonização dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú.

Os servidores do RN estão há cerca de 2 anos com os salários pagos de forma escalonada, por faixa salarial. Até o final deste mês uma grande parcela de servidores estará com 2 meses de salários atrasados.

Seguindo a esteira de destruição de Temer, o governo estadual encaminhou 9 projetos de lei para a Assembleia Legislativa que fazem uma devassa na remuneração dos servidores. A mensagem 151 suspende direitos como quinquênio, progressões funcionais e qualquer gratificação ou adicionais calculados sobre o salário base. Na prática extingue todos os planos de carreira dos servidores.

A mensagem 118 institui um aumento progressivo da alíquota da previdência estadual que hoje é de 11%. Na verdade o Governador Robinson Faria juntamente com a ex-governadora Rosalba Ciarline, sacaram quase 1 bilhão do Fundo Previdenciário com a autorização da Assembleia Legislativa que, inclusive, anistiou o governo de devolver os recursos tomados para pagamento de folha de pessoal. Feito o saque sobre o patrimônio dos servidores, agora o governo os chama para pagar a conta instituindo na prática um confisco de salário.

O Governador suspendeu temporariamente as mensagens 148 e 151 e fala em “discutir” com os servidores ainda no dia anterior ao ato, demonstrando o impacto da mobilização dos servidores.

Em audiência com o Gabinete Civil nada foi resolvido em relação ao atraso de salários e os sindicatos aguardam nova audiência, desta vez com o Governador.

O sentimento dos servidores é de muita revolta e há muita disposição de luta. Defendemos a construção da greve geral do funcionalismo do RN a começar no dia 10 de novembro que também será um dia nacional de luta. Queremos reeditar o Rio Greve do Norte que em 2011 colocou em movimento a maioria dos servidores estaduais.

Fotos: Vlademir Alexandre