Pular para o conteúdo
EDITORIAL

5 motivos para apoiar a Catalunha 

Por: Gabriel Casoni, de São Paulo, SP

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que está acontecendo na Espanha.

Por isso, apresentamos, resumidamente, cinco motivos para estar ao lado do povo catalão nesta luta.

1 – autodeterminação dos povos. É preciso defender um princípio democrático elementar: o direito de um povo decidir soberanamente sobre seu próprio destino. Por exemplo, os bolcheviques, depois da revolução socialista de 1917, instituiram esse direito para todas as nacionalidades oprimidas no antigo império russo.

2 – os catalães têm uma língua, cultura, território e história próprias. Esses são os elementos que fundamentam a existência de uma nacionalidade específica. Nada a ver, portanto, com o esdrúxulo e reacionário movimento pela independência do Sul do Brasil. Diferente da Espanha, não há nacionalidades distintas em nosso país; existem apenas diferenças  regionais.

3 – o Estado espanhol exerce uma opressão secular sobre diversas nacionalidades em seu território: oprime galegos, bascos, andaluzes e catalães. Durante a ditadura de Franco, por exemplo, a Catalunha perdeu toda sua autonomia e sua língua foi proibida nas escolas.

4 – o regime espanhol é monárquico. O chefe de estado é um Rei, Felipe VI, da família Bourbon. O regime funciona em base à Constituição de 1978, a qual mesclou aspectos herdados da ditadura de Franco e elementos democráticos. A luta do povo catalão vai diretamente contra a monarquia e o autoritário regime de 78. Sendo assim, trata-se de um processo com um evidente sentido democrático.

5 – a vitória do povo da Catalunha significaria não só colocar em crise um regime atrasado e antidemocrático, mas abriria também a possibilidade para que os povos, que hoje estão sob o domínio do Estado Espanhol, possam livre e democraticamente discutir formas de convivência, cooperação e união sob outras bases políticas, econômicas e sociais.

Foto: Reprodução PT Euronews