Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Começa Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros contra desmonte da Petrobras e redução de direitos

Por: Pedro Augusto, do Rio de Janeiro, RJ

Começou hoje (17), o 11º Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhadores e trabalhadoras das bases dos Sindipetros filiados à FNP, e ligados às oposições das bases da Federação Única dos Petroleiros (FUP), estarão reunidos até domingo (20) para definir a pauta e as iniciativas para mobilizar a categoria no próximo período.

Em defesa da Petrobras 100% Estatal! Nenhum direito a menos
Os trabalhadores brasileiros estão sendo duramente atacados, como resposta dos patrões e dos governos à crise econômica mundial. Por um lado tem o desemprego, que já atinge mais de 13 milhões de trabalhadores. Só no sistema Petrobras, nos últimos 4 anos, mais de duzentos mil petroleiros, em sua ampla maioria terceirizados, perderam os seus empregos.

Por outro lado, as reformas feitas por Temer e o Congresso, como a PEC do teto dos gastos e a Reforma Trabalhista, e as reformas Política e da Previdência que eles ainda tentam emplacar, representam um retrocesso de décadas nas conquistas dos trabalhadores.

É nesse contexto que ocorre o atual desmonte da Petrobras. A mega-privatização feita por Temer, uma versão piorada do plano de desinvestimento iniciado ainda no governo Dilma, está entregando de mãos beijada campos de petróleo, malhas de dutos, além de sucatear e diminuir a produção das refinarias.

Os petroleiros estão pagando esse desmonte com a vida, devido a efetivos cada vez menores e inseguros, e com o sucateamento das unidades, que gera acidentes cada vez mais graves. Uma outra face desse ataque vai aparecer agora na campanha salarial, onde a Petrobras vai tentar retirar direitos para tornar a empresa ainda mais atrativa para os compradores.

A conjuntura nos exige apresentar uma pauta que dialogue com as prioridades e a disposição da categoria hoje.

Fórum dos 18 sindicatos para preparar a resistência
O Congresso da FNP precisa se comprometer com a construção de fóruns que reúnam a categoria das 18 bases petroleiras, estimulando a formação de organismos de base, mas sem impor qualquer condição para a construção de uma pauta e um calendário comum com a FUP.

Precisamos tomar a iniciativa de participarmos de espaços como as reuniões das centrais, a Frente do Povo Sem Medo e a Frente de Esquerda Socialista.