No dia seguinte à Greve Geral, petroleiros celebram vitória com renovação da diretoria do Sindipetro-RJ

Da Redação

Na tarde deste sábado (29), encerrou-se a apuração das eleições do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro. Após realizar uma forte campanha, a chapa 2 (Mudar o Sindipetro-RJ – FNP) saiu vencedora com 896 votos contra 418 (votos válidos), o que representa cerca de 70% a 30% do resultado, derrotando o grupo composto pelo setor burocrático da diretoria do sindicato, que se aliou à FUP, Federação Única dos Petroleiros.

A chapa vencedora é composta pelo setor que hoje está na oposição ao governo de Michel Temer, mas que nos últimos 12 anos foi firme contra o projeto de conciliação dos governos do PT, que na Petrobras resultou na venda de importantes blocos de Petróleo, como o de Libra. Participam diversos ativistas independentes, que representam comissões de base na empresa, além de militantes do PSTU, PCB, PSOL, MAIS, entre outras organizações, como o grupo Inimigos do Rei. Na Petrobras, reivindicam a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

A vitória aconteceu um dia após a realização da greve geral. Em todo o país, os petroleiros paralisaram as atividades como parte da construção da greve geral. No Rio, foi realizado um grande abraço no prédio onde o presidente da Petrobras, Pedro Parente, realiza as negociatas que vendem sem licitação, a preço de banana, empresas e campos de petróleo bilionários. Após o abraço, os petroleiros se juntaram aos protestos nacionais contra as reformas da Previdência, Trabalhista, a terceirização, entre outras medidas do governo Temer, além da defesa de uma Petrobras 100% estatal.

De acordo com a petroleira Natalia Russo, membro da chapa, a vitória é um importante passo na renovação do sindicalismo brasileiro. “Esse momento é muito importante para o movimento nacional. O Sindipetro-RJ é um dos mais importantes do país. A construção da greve geral ontem demonstrou que é pela base que podemos mostrar a real força dos trabalhadores. Agora, queremos novamente colocar o sindicato dos petroleiros do Rio de Janeiro conectado com as reais lutas e necessidades de nossa classe”, argumentou.

Após o resultado, a chapa 2 comemorou cantando:
“Greve Geral contra a venda do Pré-sal”, “Temer jamais, eu defendo a Petrobras”.

RESULTADO (VOTOS VÁLIDOS)

CHAPA 1 – 418

CHAPA 2 – 896

Em breve, o resultado total dos votos.

Assista no vídeo