Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

Jean Wyllys ganha Medalha do Mérito Farroupilha no Rio Grande do Sul

Por: Jarbas Ricardo, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Na noite desta terça-feira (28), o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) foi agraciado com a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul: a Medalha do Mérito Farroupilha.

A condecoração foi proposta pela deputada estadual Manuela D’Ávila (PC do B), emsintonia com diversos movimentos sociais e ativistas da causa LGBT que lotaram o Teatro Dante Barone na Assembleia Legislativa (Palácio Farroupilha).

Desde que foi anunciada a condecoração, grupos conservadores e antidemocráticos tentaram de todas as formas impedir a solenidade usando um arsenal de instrumentos: denúncias e achaques no parlamento, abaixo-assinado contrário à proposta, ataques homofóbicos pelas redes sociais e até uma ação judicial foi protocolada com o intuito de impedir o evento. Todas essas iniciativas foram rechaçadas e derrotadas por pressão de partidos, movimentos sociais e setores progressistas nos mais variados âmbitos de atuação.

Na solenidade, o teatro estava repleto de militantes feministas, do movimento negro e, principalmente, da causa LGBT, que entoaram gritos como “me representa” e o hit que não pode faltar: “Fora Temer”.

Bastante emocionado, Jean Wyllys iniciou seu discurso entoando a defesa dos direitos humanos tecendo como exemplo sua trajetória de vida e luta por um país justo, democrático e sem preconceitos. Ele citou a obra “O Tempo e o Vento”, do escritor Érico Veríssimo: “Tive uma existência material miserável, mas não desperdicei o tempo de minha vida. Quero transformar o mundo para ter o bem não só para mim, mas para todos”.

Mais à frente, relatou o histórico de luta do povo gaúcho representado, em que pese suas contradições, por ideais de justiça e liberdade da Revolução Farroupilha. Por fim, ainda fez uma bela homenagem à revolucionária Anita Garibaldi. “Anita Garibaldi foi além da luta contra a exploração do império, ela defendeu a liberdade de gênero em uma sociedade machista e opressora”, afirmou.

Enfim, a condecoração de Jean Wyllys foi uma vitória maiúscula para os defensores dos direitos humanos no Rio Grande do Sul e também para os que lutam contra a intolerância em todo o país. A solenidade não foi apenas um ato formal, mas um ato em que a unidade e o engajamento da esquerda forjaram-se como elementos essenciais para a permanência da esperança militante dos setores progressistas frente à difícil conjuntura que ora nos apresenta.

Foto: assessorira Manoela D’Ávila