Pular para o conteúdo
OPRESSÕES

15M no RIO: Feministas organizam creche socialista para pais e mães participarem do ato contra a reforma da previdência

Por Anna Carolina e Patricia Vale, do Rio de Janeiro, RJ

A força do 8M tem impulsionado as mulheres a buscarem unidade feminista para seguir nas ruas lutando contra o governo Temer e sua bizarra reforma da previdência. As mulheres que são mães representam parte desta força! Ter slings, “cangurus”, carrinhos e crianças nos ombros em manifestações, já é uma característica do ativismo aqui no Rio. E como é revolucionária a participação das mães com suas crianças nos atos! É a recusa da submissão ao lugar que o machismo reservou a maternidade. É a mulherada se auto organizando pra romper o conservadorismo e mostrar que lugar de mãe é na luta!

Neste 15 de março, quando trabalhadoras do Brasil inteiro foram para as ruas gritar Fora Temer e resistir a implementação da Reforma da Previdência, aqui no Rio, as mulheres mostraram que feminismo é revolução, garantindo uma creche socialista! As feministas deste estrondoso 8M se organizaram e estão fazendo história com essa iniciativa, que significa uma mudança de padrões, muito além do 8M ou do 15M.

Durante o ato, mais de 50 crianças – que antes não se conheciam – ficaram sob os cuidados de profissionais e ativistas do movimento feminista, segurança e conforto que garantiram a participação de mães e pais nas ruas, lutando.

Na creche, crianças de diferentes idades lancharam, leram livros, jogaram, confeccionaram cartazes e desenhos conectados com a luta das ruas e ficaram muito felizes neste espaço coletivo!

Que daqui por diante, as atividades dos movimentos sociais, sindical e estudantil sejam influenciadas por este maravilhoso exemplo e as necessidades das mulheres não sejam mais ignoradas. Que essa creche socialista nos fortaleça para acreditar que não temos nada a temer! Que juntas somos mais e que podemos arrancar alegria ao futuro!