Pular para o conteúdo
CULTURA

Um bom lugar na quebrada: a batalha do Remp

Por Elber Almeida, do ABC Paulista

Há mais de dois anos iniciou uma batalha numa das quebradas de São Bernardo do Campo. A Vila Ferreira e o Parque Esmeralda são hoje duas vilas com conjuntos habitacionais e barracos de alvenaria, mas no passado já foram favelas de barraco de pau. Enquanto ainda havia poucas batalhas no ABC e a maioria era no centro, o movimento dessa quebrada decidiu fazer seu próprio corre.

A Batalha do Remp ocorre numa pracinha sem iluminação que fica entre três bairros de SBC: além dos dois citados, o conjunto habitacional Três Marias. Os organizadores se viram com uma lâmpada improvisada e puxam a energia de uma das casas que recebe uma taxa para o uso desta pela batalha. Com essa energia também ligam uma caixa de som. As rimas podem começar.

O aniversário de dois anos foi especial. Quando começou ainda era à tarde em São Bernardo e só terminou às 10 da noite. Nele rolaram algumas atrações do rap local, do ABC, assim como o grupo que já vai se destacando no Rap Nacional, Síntese, que ajudou a fortalecer o evento.

Quem já viu o famoso clipe da música “Um bom Lugar” de Sabotage poderia comparar os momentos finais deste, em que Sandrão canta com Sabota para uma plateia da quebrada, com o que aconteceu no Remp em seu aniversário. O Hip Hop, mesmo em só um de seus elementos, constrói bons lugares na quebrada anos depois do famoso som do maestro do canão.

Que outro evento traria uma conexão de São José dos Campos aos ABC, por meio da arte de um grupo como o Síntese, totalmente 0800, ainda mais na quebrada? As apresentações dos grupos ocorreram entre as batalhas de MC’s. Neste dia vieram MC’s de várias partes do ABC, com destaque para Diadema. O campeão foi Drewan, um MC vindo de Macaé, no Rio de Janeiro. Conexões. O Hip Hop traz às ruas a cultura que é negada pelos governos ao povo pobre e preto da periferia.

MGO e Raul, que fazem parte da organização, destacam a importância social do movimento, que coloca uma perspectiva de evolução da periferia através da cultura, fugindo dos caminhos que o Rap sempre denunciou, como os que levam ao crime. Numa cidade como São Bernardo do Campo, fortemente atingida pela crise que gerou a maior taxa de desemprego na região dos últimos onze anos – segundo fundação SEADE – de mais de 16%, e onde não existem alternativas gratuitas de cultura para sua população, ainda mais agora com o  desmonte do Centro de Áudio Visual (CAV) e Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC), e o fim da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv) algo assim mostra sua importância.

Após o aniversário da batalha aconteceu uma edição de disputa entre o Remp e a Batalha do Kaleman, em Diadema. A organização das duas batalhas frisa que a disputa é puramente no freestyle, e o objetivo final é a união através das batalhas. O Hip Hop, que unificava os guettos nos EUA também faz pontes de colaboração entre as vilas da periferia brasileira.

Sem dúvidas a Batalha do Remp ainda terá muitas histórias para contar.

#0 Cultura e resistência no ABC paulista: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/10/20/cultura-e-resistencia-no-abc-paulista-sobre-batalhas-de-rap-na-regiao/

1# Batalha da Pistinha: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/01/cultura-na-periferia-do-abc-paulista-a-batalha-da-pistinha/

2# Batalha da Praça: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/07/entre-a-industria-e-a-quebrada-a-batalha-da-praca-no-silvina/

3# Batalha da Vila Luzita: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/17/a-batalha-da-vila-luzita-a-igreja-e-o-terminal/

4# Batalha da Galeria: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/11/20/o-contraste-na-cidade-a-batalha-da-galeria/

 5# Batalha da Palavra: http://esquerdaonline.com.br.br/2016/12/08/a-palavra-rimada-no-centro-de-santo-andre/

 6# Resiste Batalha do Carrefa!: http://esquerdaonline.com.br.br/2017/01/02/resiste-batalha-do-carrefa/

 7# A Batalha do Cooperativa: http://esquerdaonline.com.br.br/2017/01/27/a-batalha-do-cooperativa/

8# A Tripla Resistência das Minas: Roda Cultural da Brasil: http://esquerdaonline.com.br.br/2017/02/09/apenas-em-sua-segunda-edicao-a-roda-cultural-da-brasil-batalha-das-minas-em-sao-bernardo-do-campo-mostra-a-que-veio-resistir/

Mapa das batalhas de rap no ABC:

https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1KX9xOI7W1Ks9jmhSX2JNTIPiHLM&hl=pt-BR