Pular para o conteúdo
EDITORIAL

As mentiras de natal de Michel Temer

A noite do dia 24 de dezembro é um momento de confraternização entre famílias e amigos. Os brasileiros estão preocupados com a ceia de natal, em receber suas famílias, celebrar sentimentos de amor, amizade e esperança.

Foi exatamente nesse momento que Temer optou por fazer seu pronunciamento de fim de ano à nação. Precisamente no dia em que as atenções da população estão voltadas não para a política, mas sim para as festas de fim de ano.

E não foi por acaso. Temer é um governo odiado pela ampla maioria da população, conforme demonstrou a última pesquisa da Datafolha . De maneira sorrateira, quase escondida, fez o protocolar pronunciamento, recheado de mentiras e informações distorcidas.

Neste editorial comentaremos as 05 principais mentiras ditas pelo golpista Michel Temer em seu pronunciamento natalino.
  1. “Ampliaremos em mais de 8 bilhões o orçamento da saúde, área pelo qual não pouparei recursos”

A verdade é que Temer aprovou a PEC 55, que congela os gastos públicos por 20 anos, de modo que o atual orçamento da saúde só poderá ser corrigido pela inflação do ano. Segundo os técnicos do IPEA, isso pode significar perder 743 bilhões de reais em investimentos na saúde. A proposta de Temer é, em realidade, avançar na destruição da saúde pública.

  1. “Estamos começando a reforma da previdência, para que sua sagrada aposentadoria esteja garantida agora e no futuro”

A reforma da previdência de Temer exige 49 anos de contribuição para aposentadoria em tempo integral, assim como a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Para conseguir a aposentadoria integral com a idade mínima, os brasileiros terão que começar a trabalhar com 16 anos de idade. Considerando que a expectativa de vida é menor em determinadas regiões do país e de acordo com o tipo de trabalho, muito trabalhadores vão literalmente “trabalhar até morrer”.

  1. “2017 será o ano que derrotaremos a crise “

A previsão do PIB para 2017 acaba de ser reduzida pela décima vez consecutiva, a previsão oficial para o próximo ano é de “crescimento” de míseros 0,5% . Vale lembrar que a previsão de queda para 2016 é de 3,49%. A situação da economia brasileira continua sendo de crise grave e cada medida do ajuste neoliberal tem aprofundado a recessão.

  1. “na humildade do diálogo e na coragem da ação construiremos juntos o caminho para fazer o futuro”

Temer, em pouco mais de 100 dias de governo, impôs por meio da medida provisória a Reforma do Ensino Médio sem nenhuma consulta à comunidade escolar . Bem como votou a PEC dos gastos sem consulta à população que estava majoritariamente contra a proposta . Agora o presidente ilegítimo apresenta mudanças históricas, como a Reforma da Previdência e a Trabalhista, apesar do posicionamento contrário da maioria das centrais sindicais e da população. Esse é o governo que tem como prática o humilde diálogo?

Nossa tarefa para 2017: derrubar Temer

Temer continuará em 2017 seus planos de ataques aos direitos históricos dos trabalhadores. As delações dos executivos da Odebrecht mostram a participação direta de Temer nos principais esquemas de corrupção do país. Não reconhecemos nenhuma autoridade política e moral para Temer continuar governando o Brasil junto a esse Congresso de corruptos. Precisamos de uma ampla Frente Única para derrotar esses ataques e colocar para fora esse governo e essa corja de deputados bandidos. Lutamos por eleições gerais já, para que o povo possa decidir!