Pular para o conteúdo
CULTURA

A Palavra Rimada no Centro de Santo André

Por: Elber Almeida, do ABC Paulista, SP.

Esta é a quinta matéria a respeito das batalhas de rap que ocorrem no ABC Paulista

No Centro de Santo André existe uma igreja. Nela ocorre um casamento luxuoso com direito a limousine e trajes de gala. Logo ao lado, em um espaço conhecido pelos movimentos populares do ABC, uma caixa de som propaga um dos ritmos surgidos na Jamaica, e tornou-se o mais ouvido do mundo após ganhar corações e mentes nas periferias das grandes metrópoles.

Já em sua 93ª edição, a Batalha da Palavra conta com uma certa história. Lá iniciaram alguns MC’s que hoje são vitoriosos em outras Batalhas de Freestyle. Diferente de muitas outras, a Palavra ocorre quinzenalmente, nas palavras de sua organização, para “tentar aumentar a qualidade do evento”.

Como na Batalha do Vila Luzita e na da Matrix, a Batalha da Palavra contrasta com o ambiente ao seu redor: uma Igreja localizada num centro comercial. As palavras que saem da Palavra são pouco comportadas, e refletem os ódios, o dia a dia, e os anseios de uma juventude trabalhadora, desempregada, negra e da periferia. Talvez por isso haja dificuldades em conseguir o alvará para a utilização do local, como explicam-nos os organizadores.

A batalha iniciou. Desta vez a campeã foi a MC Sativa, que frequenta diversas batalhas no ABC. Ela é uma MC que costuma fazer parte de uma minoria de mulheres que participa ativamente das batalhas, no caso enfrentando muitos homens. Não é incomum bater de frente com ataques machistas, porém, seguindo e forte nas rimas.

Santo André é uma cidade com poucos espaços para o desenvolvimento de uma cultura não comercial. A Concha Acústica, é um deles. Lá se reúnem muitos movimentos de luta, como os contra os aumentos das passagens do transporte público, os feministas, os secundaristas etc. Também se reúne a juventude que produz cultura, contra todas as adversidades possíveis. Quem sabe um dias essas Palavras possam ecoar pelos quatro cantos da cidade.

Agradecimentos à organização e MC’s, pela atenção e ideias trocadas.

 

1# Batalha da Pistinha
2# Batalha da Praça
3# Batalha da Vila Luzita
4#Batalha da Palavra

Mapa das batalhas de rap no ABC

Foto: Reprodução/internet

Marcado como:
Batalha do RAP / MC / rap