Pular para o conteúdo
BRASIL

Sob protestos, PEC 55 é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e já pode ir a votação no Senado

Brasília- DF 09-11-2016 Estudantes barrados na entrada do anexo do senado durante a votação da PEC 55. Foto Lula Marques/Agência PT

Da Redação

Na tarde desta quarta-feira (9), foi aprovada, na Comissão de Constituição e Justiça, por 19 votos a 7, a Proposta de Emenda à Constituição 55, aprovada na Câmara como PEC 241, a PEC do Fim do Mundo, que limita os gastos públicos em áreas importantes pelos próximos 20 anos.  Após decisão, a proposta já pode ser votada pelo plenário no Senado. A votação ocorreu à revelia dos protestos que aconteciam dentro e fora do Congresso. Caravanas com estudantes de Brasília e do Paraná garantiram a manifestação contrária à aprovação do projeto. Mais de mil instituições de ensino se encontram ocupadas em todo o Brasil também em protesto à PEC.

O texto-base da PEC do Teto de Gastos foi aprovado. Dois destaques apresentados, entre eles o da senadora Gleisi Hoffman (PT), de um referendo com voto popular que decidiria sobre a validação, ou não da PEC, foram rejeitados.

Com a decisão, a votação no Senado está prevista para ocorrer no dia 29 de novembro em primeira fase e no dia 13 de dezembro, em segunda. Para ser aprovada e já entrar em vigor, a PEC do Fim do Mundo precisa atingir 49 votos, de um total de 81 senadores.

Protesto
Estudantes de diversos estados foram recebidos sob violenta repressão no Congresso Nacional. As caravanas que chegaram nesta quarta-feira (9), em Brasília, para acompanhar a Audiência Pública sobre a MP 746 e a tramitação da PEC 55 (antiga PEC 241), foram impedidas de entrar.

Segundo informações de estudantes do Paraná, as cenas são de humilhação e violência. Muitos jovens foram agredidos pelas forças policiais quando tentavam entrar no parlamento. A Polícia Legislativa do Senado Federal atuou com agressões e spray de pimenta. Duas estudantes teriam passado mal e sido encaminhadas para o hospital.

Assista, no vídeo, protesto dos estudantes

Saiba Mais
Repressão impede a entrada de estudantes no Congresso Nacional
Fortalecer os dias nacionais de luta de 11 e 25 de novembro contra a PEC 241
Três medidas alternativas à PEC 241 / PEC 55

Foto:

Foto: Lula Marques / AGPT