Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

Estudantes que ocupam IFAL – Penedo divulgam nota de esclarecimento sobre ocupação

Da Redação

Os estudantes que ocupam o Instituto Federal de Alagoas, em Penedo, divulgaram uma nota com esclarecimentos sobre os motivos do movimento. Entre eles, apontam as medidas do governo Temer (PMDB) e do Congresso Nacional, como a Medida Provisória 746 que implica em mudanças para o Ensino Médio e a PEC 241. O documento também aponta saídas para o futuro do movimento, como a construção de um Comando Unificado de Ocupações no estado de Alagoas e em esfera nacional. A ocupação do IFAL – Penedo iniciou no dia 1 de novembro, se somando às mais de mil instituições ocupadas em todo o Brasil.

Leia a nota, na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DA OCUPAÇÃO DO IFAL CAMPUS PENEDO

Primeiramente, Ocupa Tudo! Os estudantes brasileiros são hoje a linha de frente contra os ataques do governo Temer. Este governo ilegítimo, que assumiu por meio de um golpe parlamentar, já demonstrou para o que veio: aplicar um feroz Ajuste Fiscal nas costas dos trabalhadores e na Juventude com a retirada dos nossos direitos.

Por todo o Brasil, a educação se levanta contra as medidas do governo do PMDB e do Congresso Nacional. Uma dessas medidas é a Medida Provisória n° 746 – MP do Ensino Médio, que retira a obrigatoriedade de matérias como Artes, Educação Física, Sociologia e Filosofia. Além do corte de 47% nas verbas que seriam destinadas às Universidades. Há também a PEC 241, que agora tramita no Senado com o nome de PEC 055, que congelará os gastos com Serviço Público pelos próximos 20 anos.

Diante destes ataques a educação, vemos atualmente no Brasil fortes manifestações contrárias a PEC 055, a Reforma do ensino médio e contra o Projeto da Escola Sem Partido. Os estudantes por todo o País vêm tomando como forma de mobilização o método de ocupações dos locais de estudo. Atualmente são mais de 1.000 escolas ocupadas, assim como, mais de 200 Institutos Federais e 100 universidades. Estas ações buscam pressionar o Governo Temer –PMDB e o Senado federal, para que retirem de tramitação a PEC 055.

O número de ocupações continua crescendo dia após dia. É uma verdadeira luta nacionalizada, em que os estudantes afirmam que não vão aceitar que seus direitos sejam retirados. As Ocupações colocam em jogo a questão da democracia escolar, pois, os estudantes acabam decidindo de forma coletiva nas assembleias, o que querem discutir, quais assuntos querem abordar, dividindo entre si o trabalho de cuidar e de gerir as escolas. A democracia que existe nas escolas e universidades ocupadas, vai de encontro ao método utilizado pelo Governo Temer, que impôs, sem diálogo com professores, estudantes e comunidade, uma Reforma no Ensino Médio – MP
746.

Levando em consideração a atual conjuntura política, os estudantes do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo vêm se mobilizando contra as atuais propostas do ilegítimo governo através de manifestações, rodas de conversa, paralisação estudantil, palestras, intervenções na rua, audiência pública, oficina de cartazes, debates de documentários e atividades culturais, essas mobilizações foram voltadas e abertas à comunidade, docentes, discentes e servidores. No entanto, as manifestações populares vêm sendo ignoradas pelo atual governo, que não tem demonstrado recuo em suas ações de ataque à Educação (PEC55 e MP746).

Desta forma, no dia 01 de novembro de 2016 os estudantes decidiram em assembleia pela ocupação do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo. O campus passou por uma paralisação dos discentes nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2016, no dia 01 de novembro promoveu uma assembleia estudantil na qual decidiu-se através de votação quais seriam os rumos que o movimento e a luta estudantil iriam tomar, entre os seguintes pontos da pauta: Ocupação; Aulas Parciais e Paralisação por um dia na semana. A votação teve um total de 227 votos computados, sendo 133 votos a favor da ocupação, 81 a favor das aulas parciais, 12 a favor da Paralisação por um dia na semana e 01 abstenção.

A assembleia teve início às 10 horas da manhã e contou com a presença de estudantes da UFAL do campus Penedo, Arapiraca e Maceió que vieram apoiar o movimento dos estudantes. Ficou determinado por assembleia que ocorreriam falas de defesas dos estudantes durando cada fala 15 minutos, e logo depois de mediada por inscrições os demais discentes realizaram suas falas, sendo seguida pela votação.

No dia 02 de novembro de 2016 os secundaristas do IFAL – Campus Penedo somaram na luta da classe estudantil que ocorre em todo o País contra os ataques do governo à educação. No campus vêm sendo debatidos assuntos vigentes a temática da ocupação e sendo realizadas atividades voltadas para a organização interna, como assembleias, leitura de textos e rodas de discussões. A organização das comissões internas e das atividades realizadas estão sendo estabilizadas e as mesmas serão divulgadas e abertas para a comunidade após esse processo.

Esperamos que a direção do campus cumpra com sua palavra em audiência pública, na qual declarou que daria apoio a decisão dos estudantes do campus. Esperamos que ela se comprometa com a não criminalização do movimento e dos estudantes envolvidos.

Esta carta é um chamado para que todos os estudantes se coloquem em luta contra as medidas deste governo golpista. É preciso que as lutas estudantis impulsionem as lutas dos trabalhadores, somente com a unidade da juventude com a classe trabalhadora podemos derrotar os ataques do Governo. É hora de ocuparmos nossos locais de estudo, as ruas e praças de todo o País, para dizer não a PEC do Fim do Mundo, e que nós não vamos pagar a conta desta crise econômica.

Achamos que é hora da criação de um Comando Unificado de Ocupações, primeiramente aqui no estado de Alagoas, depois em esfera nacional. Este Comando servirá para que as pautas das ocupações se unifiquem, ocorrendo atividades, atos e ações unitárias. Um comando que funcione de forma democrática pela base é o caminho para que esta luta não se perca e pare pelo caminho.

Foto: Reprodução Facebook