Pular para o conteúdo
MOVIMENTO

O que a mídia não mostra das ocupações de escolas

Por: Ademar Lourenço, de Brasília, DF

A Justiça do Distrito Federal (DF) decidiu nesta semana que as ocupações de escola na cidade devem ser desfeitas. Uma das desculpas é que elas seriam um perigo para a ordem pública e para os adolescentes que estão nelas. Vídeos circulam pela internet com alguns episódios isolados de confronto. Pura manipulação. O cotidiano das ocupações que visitei é algo totalmente diferente. Só vendo de dentro para poder julgar.

Visitei cinco ocupações no DF de escolas e campi do Instituto Federal de Brasília (IFB). O que vi são jovens que estão aprendendo a se organizar e organizar um espaço sob sua responsabilidade. E eles estão conseguindo fazer isto muito bem. A segurança bem feita, o ambiente limpo, o cronograma bem organizado.

Passar o dia não é algo fácil. Entre uma oficina e uma aula organizada pela ocupação, o pessoal tem tempo para conversar ou para fazer uma batalha de rap. “Cuidado com o palavrão”, grita uma menina ao colega que se exaltou um pouco mais. Sim, as mulheres têm uma posição de liderança na hora de colocar as coisas em ordem.

E é ordem mesmo. Tem hora para acordar, regra para entrada e saída de pessoal, regra para decidir o que vai ser feito. E, sim, tudo decidido pelos próprios jovens que ocupam.

Os cartazes já avisam: não pode fumar, não pode fazer bagunça. Em uma escola, foi combinado um tipo de aviso. Se ele for acionado, é correr para a frente da escola porque algum ruim está acontecendo. Aí é se abraçar e impedir que algum grupo fascista ou a polícia acabe com a desocupação.

Aí é que a coisa fica tensa. Mesmo sem mandado, a polícia chega para “convencer” o pessoal a desocupar. De vez em quando um maluco aparece falando besteira contra o movimento. É nessa hora que os ocupantes mostram sua força. Apoiadores convocados por redes sociais aparecem, cordão de isolamento é armado, palavras são entoadas.  Quando eles decidem desocupar, saem de maneira organizada.

Não é fácil para alguns lidar com os estudantes como donos da escola. Mas é isto que está acontecendo: os estudantes saíram da posição passiva e passaram a ter responsabilidade sobre o ambiente que frequentam todo dia. As ocupações são uma pequena escola de poder para estes jovens. Realmente elas são um perigo. Um perigo para quem está no governo.

Algumas das fotos das ocupações no DF:

20161026_10113120161101_12301020161103_07324420161103_20263720161101_144524

Marcado como:
ocupação escolas