Pular para o conteúdo
EDITORIAL

Os votos da PEC e os votos do Impeachment

Brasília- DF 10-10-2016 Deputados comemoram a aprovação da PEC 241 no plenário da câmara. Foto Lula Marques/Agência PT

A PEC 241 obteve, no Congresso Nacional, 366 votos favoráveis.  Não por acaso o impeachment de Dilma teve 367 votos. A PEC e o impeachment andam juntos. São parte do golpe contra os trabalhadores. O ‘bloco dos ataques’ é o ‘bloco do impeachment’.

O PT e sua responsabilidade
O PT foi golpeado pela velha direita. Mas, o Temer era vice de Dilma. A Reforma do Ensino Médio de Temer já tinha sido proposta por Dilma. A PEC 241 foi antecedida pelo PLP 257. O PL que avança na privatização da Petrobrás (PL 4567) aprovado sob o Governo Temer foi negociado por Dilma (PT) e Serra (PSDB). Infelizmente, esta é a realidade. Assim, a conciliação de classe abriu as alas para a direita.

O Governo Temer não é continuidade de Dilma
O PT estava disposto a aplicar um ajuste. Mas, a velha direita e a burguesia queriam um projeto ainda mais duro, mais rápido e mais radical. É um erro pensar que nada mudou com o impeachment. O resultado das eleições e a maioria estabelecida no Congresso Nacional não deixam dúvidas. Os inimigos ficaram mais fortes.

Resistir é necessário e possível
Construir a resistência é a nossa grande tarefa. Ela é possível. Nesta segunda-feira (17), pelo menos dez mil pessoas foram às ruas no Rio. Em Belo Horizonte, duas mil pessoas protestaram. O dia 24 de outubro precisa ser construído desde agora. Precisamos superar a fragmentação das datas e dos calendários. As centrais sindicais majoritárias, especialmente a CUT, precisam preparar a greve geral, construí-la na base, somar esforços em calendário unificado. Não há tempo a perder.

Foto: Lula Marques/ AGPT